NotíciasRio Grande do Sul

Caxias: programa de máquinas pesadas para agricultura abre período de inscrições

Serviços devem atender aproximadamente 100 famílias do meio rural até o final deste ano

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) abrirá na segunda-feira (24.05) as inscrições para o Programa de Máquinas Pesadas. Em função da pandemia, neste ano as inscrições serão feitas somente por telefone (3290-3824) e no período da manhã (das 8h às 11h30), observando o cronograma conforme o distrito (tabela no final do texto).

Os detalhes foram apresentados aos subprefeitos durante reunião nesta terça-feira (18.05), na Smapa. Além do titular da pasta, Rudimar Menegotto, participaram o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Gilberto Meletti, e o coordenador distrital da Secretaria de Obras, Altemir Zanardi.

Os subprefeitos receberam cartazes e outros materiais com informações sobre as inscrições. Os pré-requisitos são ser agricultor e possuir talão do produtor, além de não ter recebido atendimento do programa em 2019 ou 2020. Também não pode possuir débitos pendentes com o Município. No caso de serviços que exijam licenciamento ambiental, como abertura de açudes, o produtor precisa já ter a licença emitida para a inscrição.

O Programa de Máquinas Pesadas foi criado em 2007 por lei municipal com objetivo de melhorar a infraestrutura das propriedades rurais por meio de equipamentos como trator de esteira ou escavadeira hidráulica, entre outros. No segundo semestre de 2021, a previsão é que cerca de 100 famílias de agricultores sejam atendidas pelos serviços de máquinas pesadas.

O trabalho é subsidiado pelo Poder Público, com 50% do custo pago pelo Município até 20 horas/máquina e os outros 50% pelo produtor rural. As principais solicitações costumam ser limpeza de lavouras, preparo de pomares e melhoria de estradas internas. Após a inscrição, um dos profissionais do setor técnico da Smapa faz uma vistoria no local para avaliação, da qual depende a autorização do serviço. “O trabalho é realizado com permanente acompanhamento técnico para atender a demanda alta de produtores que precisam dos serviços de mecanização, principalmente na agricultura familiar”, afirma o titular da Smapa, Rudimar Menegotto. Mais informações na Smapa pelo telefone (54) 3290-3824 (entre 8h e 11h30).

DISTRITOS

DATAS PARA INSCRIÇÃO

  • 1º Distrito e Ana Rech
    24 de Maio
  • Forqueta e Galópolis
    25 de Maio
  • Vila Seca
    27 de Maio
  • Criúva
    28 de Maio
  • Fazenda Souza
    31 de Maio
  • Vila Oliva
    01 de Junho
  • Vila Cristina
    02 de Junho
  • Santa Lúcia do Piaí
    04 de Junho
Botão Voltar ao topo