NotíciasRio Grande do SulVariedades

Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno reabre em Novo Hamburgo

O Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno foi entregue à comunidade na última terça-feira, dia 18, após fechado para obras de adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) e reformas estruturais.

Presente na memória afetiva de grande parte dos hamburguenses, o Teatro Municipal, retomou suas atividades com muita vida e arte, em um dos eventos mais carismáticos da cultura hamburguense: os Encontros de Gentileza!

As cortinas foram reabertas em um festejo online emocionante, repleto de afeto e carinho, com participação da prefeita Fátima Daudt, do secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, e do Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros de novo Hamburgo.

Apresentações do Encontros de Gentileza marcam a reabertura até domingo – Fotos: Lu Freitas/PMNH

O secretário da Cultura comemora mais essa conquista. “Qualificar os espaços culturais e as condições para que a arte possa ser desenvolvida plenamente em Novo Hamburgo gera uma satisfação gigantesca, e entregar o Teatro, em condições melhores do que recebemos é ainda mais potente. A cidade está de parabéns!”, exalta.

Gustavo Muller, Diretor Artístico da Orquestra ressalta a importância desse momento. “Foi um prazer para a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo poder voltar ao Teatro que durante muito tempo foi sua casa de ensaios e concertos. Gostaria muito de poder ter realizado um concerto da orquestra completa nessa reabertura, mas a apresentação do quinteto de metais foi uma belíssima representação para a orquestra, que neste momento ainda não pode se fazer completa no palco. Esperamos que muito em breve possamos estar, junto do público, realizando belos espetáculos”, conta Gustavo.

Teatro estava fechado para obras de adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) e reformas estruturais

Os Encontros de Gentileza continuam até 23 de maio, domingo, com lives diárias, às 20h, e no sábado também às 16h, pelo Facebook e Youtube da Secult (facebook.com/secultnh) e da Prefeitura Municipal (facebook.com/prefeituranh@prefeituranh). Com programação para toda família, o evento promete encantar a todas as idades, com atividades de diferentes artistas culturais, nas mais diversas linguagens e expressões artísticas.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, dia 20

  • 20h – Dance a 5ª | Pró Dança

Sexta-feira, dia 21

  • 20h – Luca Boni

Sábado, dia 22

  • 16h – Vanda e Reginaldo | Cia Entre Linhas
  • 20h – Os Vargas

Domingo, dia 23

  • 20h – O Quarto Sinal | Luz & Cena

TEATRO PASCHOAL CARLOS MAGNO

Além do PPCI, diversas reformas foram feitas, como a troca completa do carpete, troca do revestimento das cadeiras, substituição de parte dos equipamentos de sonorização e iluminação, pintura interna da platéia e palco, reforma dos camarins, troca de lâmpadas da plateia por iluminação de LED e também melhorias nas instalações elétricas, visando uma maior eficiência para a redução no consumo de energia e segurança.

Fundado em 5 de abril de 1982, recebeu grandes nomes da cultura nacional, como Ester Góes, Nestor Monastério, Adriana Calcanhoto, Wolf Maia, Eva Todor, Eri Johnson, Nei Lisboa, Lúcio Mauro, Baden Powell, Vitor Ramil, Eva Wilma, Hique Gomes, Nico Nicolaievsky, Belchior, Ary Toledo, Jorge Dória, Reginaldo Faria, Ana Botafogo, entre tantos outros, recebendo festivais de canto coral, música, dança e teatro, de alcance regional, estadual, nacional e, mesmo, internacional.

Referência para produtores, artistas e comunidade na região sul do País, o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno comporta um público de cerca de 400 pessoas sentadas e uma estrutura acessível: possui elevador, rampa de acesso, corrimão nas escadas e rampas, vaga de estacionamento exclusiva para idosos e deficientes e banheiros adaptados. Na entrada, o foyer funciona como área comum e pode ser usado em eventos paralelos como exposições, vernissages e sessões de autógrafos. Destaque para sua caixa cênica, que possui um palco italiano com mais de 80 m², além de três camarins, e cabine técnica.

Ressaltamos que a pandemia da covid-19 acarretou na impossibilidade de abertura do espaço para o público em geral. De acordo com as normas de controle estabelecidas pelo Governo do Estado, os teatros ainda não podem ser reabertos para plateia.

Botão Voltar ao topo