Publicidade
Rio Grande do Sul

Santa Maria discute o meio ambiente no município

Encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), no Centro Administrativo Municipal

Temas relacionados à agricultura urbana, ao saneamento e à coleta de resíduos, entre outros assuntos ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento social, foram pauta de uma reunião no Centro Administrativo Municipal na manhã desta sexta-feira (21). Ao lado de servidores do Executivo, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Simbiose para tratar de pautas comuns entre o coletivo e o Poder Público.

De acordo com a coordenadora do GT, a professora universitária Janaina Marchi, a intenção do grupo é conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pela Prefeitura nessas áreas. Atuar de forma alinhada ao Poder Público é um dos objetivos do GT Simbiose.

“Ter o GT como um parceiro para pensar e refletir sobre as ações a serem tomadas é positivo para a Prefeitura. Além disso, quereremos pautar melhor a nossa ação enquanto coletivo militante dessas causas”, explicou Janaina.

Pozzobom ouviu a todos os presentes no encontro e tirou dúvidas relacionadas a projetos da Prefeitura. Entre as iniciativas ressaltadas pelo prefeito, estiveram as ações de desassoreamento de sangas, o combate ao vandalismo para preservação de canteiros e áreas verdes, a continuidade das feiras de hortifrutigranjeiros e produtos coloniais ao longo da pandemia, as obras de macrodrenagem em vias públicas em locais que concentram pessoas em situação de vulnerabilidade social e o trabalho das cozinhas comunitárias.

“Já avançamos em muitos desses temas, mas temos que evoluir ainda mais. O GT pode ter a certeza de que queremos colocar ações efetivas em prática”, afirmou Pozzobom.

Também participaram da reunião a secretária adjunta municipal de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, o superintendente de Assistência Técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Antoniangel Zanini, o coordenador de Segurança Alimentar da Prefeitura, Ronaldo Pozzobon, e o superintendente de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, Marcos Vinícius Moraes.

O GT Simbiose conta com integrantes oriundos de diversas entidades de Santa Maria, entre eles, o coordenador do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Gilberto Santos, o ambientalista Homero Boucinha, a advogada Fátima Ferreira, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente da Cooperativa de Trabalho de Recolhimento de Inservíveis Reciclados (Crir), Marcus Nunes, a coordenadora da Câmara Temática de Agricultura Urbana e Periurbana do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Isabel Moreira, a coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, a pesquisadora da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Rio Grande do Sul Gerusa Steffen e a presidente da Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar), Margarete Moraes.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo