Cidades do RSRio Grande do Sul

Bem-Estar Animal de Esteio recebe Castramóvel

A Unidade de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) de Esteio recebeu nesta quarta-feira (26) um trailer que será utilizado como unidade móvel para castração de animais.

Apelidado de Castramóvel, o equipamento vai contar com salas de tricotomia (ou preparo), sala de antissepsia (paramentação), centro cirúrgico e sala de pós-cirúrgico (recuperação) e foi adquirido da empresa Euro Implementos Rodoviários via pregão eletrônico pelo valor de R$ 137.750,00. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Giovani Cherini.

“O Castramóvel nos permitirá potencializar a política de castrações e reduzir os custos que temos atualmente, fazendo os procedimentos aqui mesmo no Município, de forma descentralizada”, destacou o prefeito Leonardo Pascoal. Ele aproveitou para agradecer a atuação das organizações não-governamentais de proteção aos animais da cidade. “Sozinha, a Prefeitura não conseguiria dar conta dos cuidados necessários para os animais. Com a parceria das ONGs, a gente consegue aumentar o alcance das ações”, ressaltou.

Cherini afirmou estar feliz por ver a aplicação do recurso da emenda, destinada ao Município após contato com o vereador Francisco Alves.

Também participaram do ato o vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa, a presidente da Câmara de Vereadores, Fernanda Fernandes, junto aos colegas Cristiano Coutinho, Derli Scienza, Fernando Luz, Francisco Alves, Gilmar Rinaldi, Luciano Battistello e Sandro Severo.

Mutirões nos bairros de Esteio

Antes de entrar em operação, a Prefeitura vai providenciar o licenciamento do trailer, a aquisição de materiais cirúrgicos, a contratação da empresa para prestação dos serviços médicos veterinários e o registro do Castramóvel junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Quando tudo estiver regularizado, a SMDEMA vai elaborar um plano de ação de utilização do veículo. A ideia é que ele seja deslocado até os bairros do Município, onde serão realizados mutirões para facilitar o acesso ao serviço.

Atualmente, são realizadas, em média, 25 castrações de cachorros e gatos por semana. A secretaria recolhe os animais nos endereços dos tutores e leva até uma instituição em Cachoeirinha, onde o procedimento é feito. Depois, os bichinhos são devolvidos a seus responsáveis. Com o Castramóvel, a intenção é chegar a 700 procedimentos ainda este ano, conforme estipulado nas Metas de Gestão da SMDEMA para 2021.

Animais castrados

A castração é direcionada a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio.

O serviço também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 das 12h30 às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.esteio.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

É necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pela Unidade que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.

Botão Voltar ao topo