NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo: seminário para professores abordou educação fiscal e cidadania

Com o tema “Economia Comportamental e Cidadania”, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realizou o primeiro seminário sobre Educação Fiscal em 2021. A atividade realizada no final de abril reuniu cerca de 200 professores das escolas municipais. O objetivo foi marcar o início das ações sobre a temática neste ano. “O encontro também motivou e sensibilizou os educadores sobre a importânia de desenvolver atividades que tratem da função social dos impostos”, explica a coordenadora do projeto “Educação Fiscal: um assunto de escola”, Cidonia Busatta.

A programação contou com a participação do mestrando em Economia e Finanças, Rafael Arena, que palestrou sobre a influência de fatores cognitivos, emocionais, culturais, sociais e psicológicos nas decisões econômicas das pessoas. O seminário teve, ainda, o relato de experiências realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Dr. Jacob Kroeff Neto, com a professora Janete dos Santos, e Monteiro Lobato, com a professora Eleisa Mathias.

PIT

As ações de Educação Fiscal realizadas nas escolas municipais no segundo semestre de 2020 renderam a Novo Hamburgo pontuação histórica no Programa de Integração Tributária (PIT), da Receita Estadual. No segundo semestre de 2020, dos 50 pontos possíveis, o município conquistou 40, incluindo a pontuação máxima no quesito Educação Fiscal. O PIT tem como objetivo incentivar e avaliar as ações municipais de interesse mútuo dos municípios e do Estado no crescimento da arrecadação do ICMS.

Entre os materiais utilizados pelos professores na pesquisa sobre o tema está o novo site da Educação Fiscal do governo do Estado, que oferece mais interatividade e espaços para o compartilhamento de diferentes ações realizadas no Rio Grande do Sul. O site pode ser acessado no endereço www.educacaofiscal.rs.gov.br .

Botão Voltar ao topo