NotíciasRio Grande do Sul

Escolas municipais recebem inscrições para modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Embora pesquisas indiquem que o nível de escolaridade aumenta as chances de colocação no mercado de trabalho, nem sempre as pessoas têm acesso ao estudo na idade apropriada. Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35% dos brasileiros com mais de 14 anos não completaram o Ensino Fundamental. Para jovens com mais de 15 anos e adultos que não concluíram os estudos, uma importante oportunidade para retomar as aulas é a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em Novo Hamburgo, cinco escolas municipais atendem gratuitamente este público nas etapas 1 a 6, que correspondem ao Ensino Fundamental completo. “O acesso à educação é direito de todos. Voltar à escola amplia a visão de mundo e as possibilidades na vida das pessoas”, afirma a secretária de Educação, Maristela Guasselli. As inscrições para o segundo semestre podem ser feitas entre os dias 1º e 15 de junho, pelo site https://novohamburgo.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2021, clicando no botão “solicitar”. No endereço também está disponível o edital completo com informações sobre documentos necessários. Os interessados também podem entrar em contato com as escolas que oferecem esta modalidade (confira lista abaixo).

As aulas acontecem no turno da noite e as atividades buscam desenvolver as habilidades e competências para o exercício da cidadania e do projeto de vida desses estudantes. Por este motivo, a Secretaria de Educação (SMED) realiza uma série de formações para os professores que atuam na EJA, tratando das especificidades e assuntos pertinentes a este público. “Esta modalidade tem seu plano de estudos em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular e também um regimento próprio que caracteriza o trabalho realizado”, explica a assessora da EJA na SMED, Vanessa Dolina.

Acolhimento e escuta

Na EMEF Sen. Salgado Filho, no bairro Canudos, os momentos de escuta são frequentes nas turmas de jovens e adultos. Como forma de criar vínculos com os estudantes, a escola costuma promover assembleias, entrevistas e até atendimentos individualizados para esclarecimentos sobre as atividades e mesmo questões de ordem pessoal. Para abertura do semestre letivo, por exemplo, foi realizada assembleia estudantil para recepção e escuta dos estudantes. O encontro aconteceu de forma virtual e também contou com palestra sobre saúde mental. “Definimos este tema em virtude do contexto atual. Percebemos que a atividade foi bem recebida pelos estudantes que interagiram bastante, inclusive os alunos novos”, conta a coordenadora pedagógica da EJA na escola, Ângela Maria de Moura.

ESCOLAS QUE OFERECEM O EJA

Mercado de Trabalho
Já na EMEF Boa Saúde um dos focos tem sido a aproximação com o mercado de trabalho. Ao perceber que muitos estudantes retornam aos estudos justamente para ampliar as oportunidades de atuação profissional, o professor Claiton José Pens desenvolveu um projeto sobre as diferentes profissões. A partir de conversas com profissionais, pesquisas, oficinas e vídeos, os jovens conhecem novas possibilidades de trabalho. “Geralmente, eles conhecem apenas as profissões de pessoas próximas. Com este projeto eles ampliam a visão sobre o mundo do trabalho e passam a almejar outros postos também”, explica o professor.

EJA na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo

EMEF Boa Saúde
Av. 22 de Outubro, 85 – Boa Saúde
Telefone: 3595-7765 e 98021-5295
Email: emefboasaude@novohamburgo.rs.gov.br

EMEF Elvira Brandi Grin
Rua Travessão, 810 – Rondônia
Telefone: 99615-8152
Email: emefelvirabrandigrinn@novohamburgo.rs.gov.br

EMEF Eugênio Nelson Ritzel
Rua da Conquista, 411 – Vila Diehl
Telefone: 99373-4095
Email: emefeugenio@novohamburgo.rs.gov.br

EMEF João Baptista Jaeger
Rua Valparaíso, 431 – Santo Afonso
Telefone: 3587-8131 e 99327-9721
Email: emefjbjaeger@novohamburgo.rs.gov.br

EMEF Senador Salgado Filho
Rua Ver. Oscar Horn, 1046 – Canudos
Telefone: 3595-3059
Email: emefsalgadofilho@novohamburgo.rs.gov.br

Botão Voltar ao topo