Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas abre inscrições para oficina de moda sustentável

Conscientizar as pessoas para a importância do descarte correto de resíduos e estabelecer uma conexão com os processos criativos do mercado da moda. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Cultura realiza o projeto Entre Meios. A partir deste sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, abre as inscrições para a oficina de produção de roupas recicláveis. Ao todo, devem ser elaborados dez looks em duplas, que serão apresentados até o final do mês, na Semana de Aniversário de Canoas.

O período de inscrições para oficina acontece de 5 a 10 de junho. São oferecidas 20 vagas gratuitamente. Interessados podem solicitar a inscrição pelo e-mail culturacanoas2021@gmail.com. A diretora de Linguagens Culturais e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Cristina Colares, a Tina, destaca que os encontros presenciais devem respeitar todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

As roupas serão produzidas com materiais descartados indevidamente, como plástico, metal, papel e tecido. A oficina será ministrada pelo estilista Márcio Weiss e vai utilizar a técnica de moulage, mas sem o uso de máquinas de costura. É uma técnica de modelagem tridimensional – em contraste com a modelagem plana tradicional, que trabalha em duas dimensões.

O nome vem do francês moule, que significa forma, molde. A expressão fait au moule significa feito sob medida. Na modelagem tridimensional, em vez de fazer os moldes no papel usando medidas e geometria, os moldes são feitos sobre um manequim especial para esta finalidade. O tecido ou materiais são moldados, alfinetados, riscados, cortados e colados para criar um look exclusivo. Com esta técnica é possível visualizar o resultado da modelagem enquanto ela está sendo feita.

Botão Voltar ao topo