Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Sanep de Pelotas estimula conscientização em Semana do Meio Ambiente

Com foco na preservação da natureza, autarquia contribui com ações educativas durante programação em parceria com a Prefeitura

Neste sábado (5), o mundo celebra o Dia do Meio Ambiente. No âmbito municipal, o Sanep, em parceria com a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), organiza uma programação especial na semana alusiva à data — que segue até o dia 11 de junho — com o intuito de promover a conscientização e a educação ambiental.

Cada ação individual impacta coletivamente o meio em que se vive, seja positiva ou negativamente. Em virtude disso, nos próximos dias, haverá entrega de kits com produtos de limpeza produzidos pelo projeto Óleo Sustentável, nos drives-thrus de vacinação contra a Covid-19, no Centro de Eventos da Fenadoce, além da distribuição de folhetos educativos, feitos com papel reciclado, com sugestões para reaproveitamento de restos de alimentos e objetos.

O Sanep também abordará durante a semana, nas suas redes sociais, orientações e dicas conscientes e sustentáveis sobre reciclagem, reutilização e reaproveitamento de produtos. São recomendações simples e fáceis, que reduzem o descarte de lixo e ajudam o meio ambiente.

Reaproveitar cascas de alimentos para a própria alimentação, por exemplo, é uma opção para evitar que essas partes cheguem à lixeira. A casca de banana pode ser transformada em doces, bolos e pães a partir de alguns ingredientes combinados ao uso integral da fruta.

Também é possível fazer em casa a reutilização de potes de plástico e vidro para diversos fins, reaproveitar folhas de papel para rascunho e fazer uma horta vertical usando garrafas PET. As informações completas sobre essas orientações podem ser conferidas ao longo da semana nas redes sociais do Sanep.

Óleo Sustentável

Usina de Processamento de Óleo Saturado, localizada na Cooperativa Nova Esperança, foi a primeira inaugurada no estado – Fotos: Matheus Cabistany

Outra forma importante de colaborar com o planeta é dar a devida destinação ao óleo de cozinha usado. Em Pelotas, por meio do projeto Óleo Sustentável, do Sanep, a população pode levá-lo até um ponto de coleta para ser transformado em detergente e sabão. A iniciativa da autarquia atua diariamente na transformação do óleo saturado em produtos de higiene.

Nos últimos seis meses, já foram gerados 11 mil unidades de barras de sabão, que correspondem a 2,3 toneladas, e 1,03 mil litros de detergente líquido a partir de 10,6 mil litros de óleo de cozinha doados pela população.

Botão Voltar ao topo