Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Parceria leva mudas de espécies nativas ao meio rural de Pelotas

Ação é desenvolvida pela Prefeitura e Emater durante a Semana do Meio Ambiente

Desta segunda-feira (7) até a sexta-feira (11), período consagrado à Semana do Meio Ambiente, o Município, por meio de parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e a de Qualidade Ambiental (SQA), mais a Emater, distribuirá 600 mudas, provenientes do Horto Municipal, de espécies nativas para serem plantadas em propriedades rurais.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que as mudas estão sendo disponibilizadas aos agricultores nas sedes das administrações distritais, e que o plantio privilegiará áreas degradadas, matas ciliares e locais de proteção de fontes de água. As dez essências nativas são guabiju, pitangueira, araticum, grumixama, cerejeira, guabiroba, mamica-de-cadela, ipês roxo e amarelo e dedaleiro.

“O compromisso é estabelecermos uma política pública duradoura, tanto para recuperação da flora, quanto para o enriquecimento da nossa fauna. Com o plantio das espécies, teremos, certamente, um meio ambiente com maior produtividade, com benefícios a todos hoje e no futuro”, observa Seidel.
Para o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, “É fundamental que a questão ambiental seja vista em toda a cidade, não só na área urbana. O olhar para a zona rural é muito importante, principalmente para que moradores e pequenos produtores estabeleçam a relação da proteção ambiental. Entendemos a iniciativa de disponibilizar as mudas como favorável. Somos entusiastas de dar condições aos produtores para que possam tornar a zona rural, já mais verde pela própria natureza, mais equilibrada e sustentável. A doação das mudas é um simbolismo que a sociedade, como um todo, vem olhando para a questão ambiental e que o Poder Público tem sido gestor e equilibrador desse fator.”

O principal objetivo da disponibilização de mudas para plantio é o incentivo às comunidades, para melhoria das propriedades, trazendo benefícios à flora e à fauna. A iniciativa da SDR, SQA e Emater, durante a Semana do Meio Ambiente, é considerada como primeiro passo da ação a ser desenvolvida na região colonial para recuperação de ecossistemas naturais, possibilitando melhor qualidade de vida às pessoas e aos animais.

Botão Voltar ao topo