Publicidade
Pelotas

Pelotas vacina trabalhadores da coleta de resíduos sólidos

Profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos foram incluídos no grupo prioritário de imunização contra a Covid-19

Cerca de 285 trabalhadores envolvidos no serviço de coleta de resíduos sólidos de Pelotas receberam a vacina contra a Covid-19, nesta quinta-feira (10), em ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre as 8h30min e as 17h, os servidores – garis e motoristas – tomaram a primeira dose do imunizante na sede da Onze Construtora e Urbanizadora Ltda (empresa terceirizada contratada pelo Sanep) e na unidade da autarquia localizada na rua Lobo da Costa.

Recentemente, o Ministério da Saúde decidiu incluir os profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no grupo prioritário de vacinação. Para a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, que esteve no local acompanhando os servidores, essa inserção é fundamental. “É um serviço essencial, com trabalhadores que, diariamente, percorrem toda a cidade, se expondo, e que não paralisaram suas atividades em nenhum momento”, salienta, destacando que, por aspectos ambientais e sanitários, a coleta de resíduos não pode ser interrompida.

Serviço essencial não foi paralisado em nenhum momento durante a pandemia – Fotos: Amanda Kuhn e Rodrigo Chagas

Reconhecimento e esperança

O sentimento comum aos trabalhadores que receberam a imunização é o de alívio. Atuando na coleta há sete anos, Kauã Rodrigues relata que é um momento muito aguardado por toda a equipe. “Nós somos linha de frente. Estamos dia e noite correndo por toda a população. A gente merece”, celebra o funcionário. Para o coletor Erick de Oliveira, a chegada da sua vez para tomar a vacina representa a esperança e o desejo que, em breve, todos estejam imunizados. Ele reforça que as equipes seguirão adotando todos os cuidados diariamente nas ruas durante o serviço.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo