NotíciasRio Grande do Sul

Semana de Caxias faz pedágio solidário neste sábado

O Banco de Alimentos, ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), promove no sábado (19/06) um pedágio solidário em formato drive-thru na Praça Dante Alighieri. Durante a ação, alusiva à Semana de Caxias, serão oferecidas mudas de flores a quem doar alimentos. A arrecadação será das 9h às 13h, com a parceria das secretarias do Meio Ambiente (Semma) e Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

A proposta da ação é arrecadar alimentos não perecíveis e, em troca, oferecer uma muda de flor como agradecimento e estímulo a futuras colaborações. As mudas, oferecidas pelo Horto Municipal da Semma, virão com um cartão com a seguinte mensagem: “Obrigado pelo seu gesto. Esta muda singela simboliza a grandeza da sua solidariedade. O Banco de Alimentos e as famílias caxienses, que tiveram a situação agravada pela pandemia, agradecem.”

A ideia partiu de servidores da SMAPA. “Desde os primeiros meses da pandemia, a equipe tem tido dificuldades para manter as doações a centenas de famílias caxienses que, diante da crise, enfrentam a ameaça da fome”, explica o titular da pasta, Rudimar Menegotto. Segundo ele, sem ajuda da comunidade teria sido impossível manter, nos últimos meses, o auxílio às entidades cadastradas.

O Banco de Alimentos foi criado em 2005. Promove a arrecadação, armazenamento e distribuição para 98 entidades. Distribui mensalmente cerca de 80 toneladas de alimentos, complementando 8.500 refeições/dia. “Graças à credibilidade conquistada ao longo dos anos, o Banco de Alimentos conta com sólido apoio da comunidade e também de municípios vizinhos. Por isso, mais uma vez esperamos contar com ajuda dos caxienses neste pedágio solidário”, afirma o diretor-geral da instituição, Edson da Rosa.

Para evitar aglomeração, será possível doar sem sair do carro. Haverá uma estrutura montada em frente à Catedral com apoio da SMTTM. A equipe da SMAPA, em número reduzido e uso obrigatório de máscaras, estará a postos para recolher os donativos, que em seguida serão depositados no caminhão do Banco de Alimentos e destinados às entidades assistenciais.

Pedágio solidário – Semana de Caxias (drive-thru)

Data: 19/06/2021 – sábado
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Dante Alighieri (em frente à Catedral)

Botão Voltar ao topo