Cidades do RSEsportesNotíciasRio Grande do Sul

Canoas retoma o programa Atleta Cidadão do Futuro

O programa tem o objetivo de oferecer a crianças e adolescentes (de 3 a 18 anos) a prática esportiva de diversas modalidades.

Canoas/RS – Mais um presente para os canoenses foi entregue na Semana de Canoas, alusiva aos 82 anos da cidade: o Atleta Cidadão do Futuro. O programa tem o objetivo de oferecer a crianças e adolescentes (de 3 a 18 anos) a prática esportiva de diversas modalidades, a fim de desenvolver as capacidades motoras, cognitivas e sociais, melhorando a qualidade de vida dos pequenos canoenses.

A Prefeitura de Canoas, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), retomou oficialmente o projeto na manhã desta quinta-feira (24), em um evento online. Além do Atleta Cidadão do Futuro, também foi retomado o Programa de Lazer, Atividades Físicas e Saúde (PLAFS).

Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge ressaltou que Canoas já foi reconhecida como a cidade do esporte e que a atual administração retoma os programas, que foram lançados em 2009, na primeira gestão, para projetar o município novamente no cenário esportivo. “O esporte é fundamental para a nossa comunidade, vamos criar novos espaços e intensificar os projetos, com o objetivo de promover também a cidadania, a consciência, a integração e o trabalho em equipe”, ressalta o prefeito.

O secretário estadual de Esportes e Lazer, Danrlei de Deus, participou do evento e afirmou que os projetos são um grande exemplo para todos os municípios do Rio Grande do Sul. “O que tenho a dizer em relação às iniciativas é que o nosso sonho aqui na Secretaria é chegar onde Canoas está hoje. Este é um momento em que as pessoas precisam da prática esportiva em suas vidas e a cidade sai, novamente, à frente dos outros municípios”, destaca Danrlei.

De acordo com o secretário municipal da pasta, Carlos Lannes, o Atleta Cidadão do Futuro oferece modalidades como basquete, boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica acrobática, futsal, futebol, handebol, hóquei, judô e voleibol. “O programa está dividido em três segmentos: participação, em que as atividades são oferecidas em unidades esportivas da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL); educacional, que acontece em quatro escolas do município; o terceiro segmento é o rendimento, em que as equipes são formadas para competição”, explica Lannes,

PLAFS

Já o Programa de Lazer, Atividades Físicas e Saúde (PLAFS) oferece atividades em 10 modalidades esportivas para adultos, a partir de 15 anos, e para idosos. Entre as atividades oferecidas estão: yoga, jump, ginástica, pilates, alongamento e flexibilidade. As atividades são oferecidas nas unidades operacionais da SMEL e seguem todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Ainda participaram do evento os padrinhos dos programas, o campeão Olímpico de vôlei, Gustavo Endres; o atleta Olímpico do atletismo, Fabiano Peçanha; e demais secretários e lideranças municipais.

Botão Voltar ao topo