Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

1º Cavalgada Solidária de Canoas arrecada mais de 5 toneladas de alimentos

No dia em que Canoas completa 82 anos, domingo (27), foi realizada a 1º Cavalgada Solidária de Canoas. Organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) e a Defesa Civil, o evento levou cavalarianos aos quatro quadrantes do município, que arrecadaram em suas rotas mais de 5 toneladas de alimentos. As doações também foram entregues no drive-thru organizado no Parque Municipal Eduardo Gomes, o Parcão, onde ficam os piquetes tradicionalistas.

No bairro Fátima, de onde saíram cavalarianos acompanhados pelo secretário da Cultura, Pinheiro Neto, foram muitas as arrecadações. Derik dos Santos ouviu o barulho dos cavalos, veio ver o movimento e já fez a sua doação. A dona Marlei Almeida foi lembrada ontem, pela irmã, que haveria cavalgada. As duas entregaram mantimentos. João Carlos dos Santos já possui uma rotina de assistência aos mais desamparados. Ele leva comida aos moradores de rua em Porto Alegre e Canoas. Mais um canoense solidário, entre tantos outros que participaram ativamente do evento de arrecadação. Os alimentos serão divididos para a doação: 30% da arrecadação será destinada para a AETC distribuir e 70% será encaminhado para a Secretaria da Cultura, que vai repassar para o Movimento Ação por Canoas (MACA).

O prefeito municipal de Canoas, Jairo Jorge, ressaltou a importância do evento solidário e o apoio dos tradicionalistas. “São muitas as pessoas, nesta época de pandemia, precisando de auxílio com alimentação. Muitas passando fome”, disse o prefeito. Ele também anunciou que serão realizadas obras no parque, que irão unir a área artística e campeira, inclusive, trazendo mais segurança ao local.

Para o secretário Pinheiro Neto, o resultado do evento foi muito positivo. “Ficou demonstrada a força da nossa tradição aliada ao espírito solidário. A AETC conseguiu reunir pessoas que se engajaram na causa e se dedicaram para fazer o bem. Esta foi a primeira cavalgada solidária, mas iremos manter este projeto nos próximos anos, por que sempre têm pessoas que necessitam de apoio”, informou Pinheiro Neto.

Saúde

Uma unidade móvel de testagem para a Covid-19, da Secretaria Municipal da Saúde, esteve presente durante todo o evento, no Parque Eduardo Gomes. Elisiane Oliveira foi uma das pessoas que aproveitou para testar”. Não tenho sintomas, mas temos que ter a certeza. Trabalho toda a semana e fiz o teste porque a unidade estava disponível no local”, disse. Ao todo, foram realizados 50 testes no local, todos com resultado negativo.

Botão Voltar ao topo