São Leopoldo

São Leopoldo: Defesa Civil contabiliza poucos danos após fortes chuvas

São Leopoldo/RS – A Defesa Civil de São Leopoldo contabilizou poucos danos após as fortes chuvas que castigaram a cidade no último período. Conforme foi verificado, choveu 87 milímetros em 24 horas e, destes, cerca de 40 milímetros foram nas últimas 12 horas. Em casos pontuais, a precipitação volumosa em pouco tempo prejudicou o sistema de drenagem que não deu conta de escoar a água. Algumas ruas foram alagadas, mas não houve registro de casas atingidas. Assim que a chuva parou a água começou a baixar.

Na manhã de domingo, 27 de junho, o superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, vistoriou algumas ruas que ainda estavam com acúmulo de água. A pior situação foi na região nordeste. Na ocupação Steigleder e na vila Progresso algumas casas estavam ilhadas. Os dois locais são irregulares, uma vez que as casas estão localizadas junto a uma bacia de acumulação de água e outras nas margens de uma vala de drenagem. As pessoas foram orientadas a procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) para receberem agasalhos e alimentos.

Fotos: Rodrigo Machado/Scom/PMSL

Na vila Brás havia acúmulo de água nas ruas das Margaridas, das Hortênsias e dos Girassóis. Nesses pontos o problema foi ocasionado porque a casa de bombas do arroio Gauchinho não estava operando em sua plenitude. A vala de drenagem foi limpa pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) no lado que pertence ao município de São Leopoldo. Essa casa de bombas é mantida pela Prefeitura de Novo Hamburgo e já foi solicitada a manutenção dos equipamentos diversas vezes para evitar os alagamentos.

Emergência

Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones 153, 993275609 e 989247852.

Banco Municipal do Agasalho

O BMA segue distribuindo todas as peças de roupas nas ocupações e associações de maior vulnerabilidade, bem como se encontra aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 13h para retirada de roupas e calçados no local, situado na Sala 14 do Ginásio Municipal Celso Morbach. Para quem deseja doar, o horário é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo