Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas: recolhidos cerca de 900 toneladas de lixo em cinco dias

Falta de conscientização leva pessoas à prática do descarte irregular. Lixo, galhos, entulhos e outros materiais totalizaram 316 cargas retiradas das ruas

Pelotas /RS – Em cinco dias úteis, da segunda-feira (21) até a sexta-feira (25), a Prefeitura retirou 199 cargas (caçambas) de lixo – cerca de 900 toneladas – depositado em locais públicos indevidos, e mais 117 de galhos, entulhos e outros materiais descartados nas ruas, canteiros ou terrenos da cidade. Ao todo, foram 316 cargas.

“O recolhimento do lixo e de outros materiais tem um custo alto para o Município. O dinheiro público deveria estar sendo empregado em outras ações. É preciso que as pessoas que fazem o descarte irregular de lixo se conscientizem de suas responsabilidades como cidadãos e respeitem os demais”, enfatiza o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Fábio Suanes.

A coleta de lixo abrange toda a cidade. A Prefeitura recomenda que o morador aguarde o momento para levar os resíduos para a rua, com a finalidade de evitar que se espalhem ou se acumulem nas vias públicas. Materiais que resultam de podas, entulhos e outros podem ser entregues nos Ecopontos, localizados no Centro, na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195, e no Laranjal, à rua Bom Jesus, 95. O interessado tem, ainda, a possibilidade de entrar em contato com a Secretaria para solicitar o recolhimento.

“Jamais largar lixo e outros excedentes em via pública. Há alternativas para evitar essa prática irregular. Temos que lutar pela conscientização, informar uns aos outros sobre a poluição ambiental e visual que os resíduos causam, além da despesa que o recolhimento traz ao Município”, alerta Suanes.

Números

As regionais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, de 21 a 25 deste mês (semana passada), fizeram o seguinte recolhimento:

  • – Fragata – 29 cargas (caçambas)
  • – Porto – 47
  • – Areal – 29
  • – Laranjal – 69
  • – Três Vendas leste – 20
  • – Três Vendas oeste – 59
  • – Bairro Bem Cuidado – 63

Outras iniciativas de recolhimento

Em janeiro deste ano, a Prefeitura implementou projeto de zeladoria e atenção especial com os bairros da cidade – Bairro Bem Cuidado. As ações não se restringem à limpeza urbana, mas o recolhimento de lixo, entulhos e outros materiais descartados indevidamente em vias ou áreas públicas é uma das atribuições das equipes que, também, dão conta de intervenções em drenagem, limpeza de valetas, roçado, pintura de meios-fios, conserto e reposição de luminárias, patrolamento e ensaibramento de ruas.

Para o projeto, a Prefeitura concentra suas equipes em determinadas localidades e só dá por concluídos os serviços quando todas as intervenções forem finalizadas.

A população de bairros ainda tem a alternativa de esperar o “Dia do Bota-fora”, para descartar, corretamente, os excedentes inservíveis. A iniciativa foi instituída pelo Decreto 6.123/2019. Uma vez por mês, em data e local predeterminados, a Prefeitura percorre as vias do bairro para recolher os descartes. É a oportunidade que os moradores têm para se desfazer de móveis, colchões, podas, vidros, madeira e outros materiais não orgânicos. Basta colocá-los à beira da calçada, no dia marcado, para que sejam levados.

Saiba as datas e locais dos Bota-fora

  • 12/7– Balneário Valverde – Laranjal
  • 9/8- Loteamento Santos Dumont – Três Vendas
  • 13/9– Vila Governaço – Fragata
  • 11/10- Ambrósio Perret – São Gonçalo
  • 8/11– Corredor do Obelisco – Areal
  • 13/12– Balneário Santo Antônio – Laranjal
Botão Voltar ao topo