NotíciasRio Grande do Sul

Reunião-almoço da CIC Caxias terá edição especial de aniversário

Os 120 anos da CIC Caxias estão no tema da pós-doutora Vania Beatriz Merlotti Herédia, na segunda-feira (5)

Caxias do Sul /RS – A pós-doutora Vania Beatriz Merlotti Herédia será a palestrante da próxima reunião-almoço on-line da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Alusivo aos 120 anos da entidade, cuja data de fundação é 8 de julho, o evento que será realizado na segunda-feira (5), a partir das 12h, numa iniciativa do Instituto Ítalo Victor Bersani (IVB), terá como tema “A presença da CIC na formação e desenvolvimento de Caxias do Sul”.

“A história da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul se confunde com a história da cidade de Caxias do Sul. As ações e programas sociais desencadeadas pela Associação de Comerciantes e mais tarde pela integração das forças econômicas promoveu o desenvolvimento econômico da região que se integra na economia nacional e no mercado internacional. Sua história reflete um rico percurso que acompanha as mais diversas conjunturas econômicas que o País passou, evidenciando a força do empresariado na condução dos rumos econômicos, no enfrentamento das crises e na busca de soluções para o crescimento da economia”, realçou a historiadora.

Vania é doutora em História pela Universidade de Gênova (1992) e pós-doutora em História Econômica pela Universidade de Padova (2002) e em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É professora Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Coordenou o comitê de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs e é Membro da Associazione Italiana Per il Patrimonio Archeologico Industriale (AIPAI) e correspondente dell’Accademia Olimpica di Vicenza na classe di Diritto, Economia e Amministrazione.

A palestrante é também membro do Instituto Histórico de São Leopoldo e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do. Autora de vários livros sobre a industrialização da zona de colonização italiana, migrações internacionais, migrações históricas e migrações recentes. Autora de vários livros da História da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Caxias do Sul entre eles: Cem anos de história (2001), Memória e Identidade (2007), História de Muitas Histórias (2014), além da História do SIMECS (2007), e a História do Simplás (2014). Autora de vários capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais.

A reunião-almoço, conduzida pelo presidente da entidade, Ivanir Gasparin, será transmitida para o público via canal no YouTube e fanpage no Facebook da CIC (@ciccaxiasoficial).

Serviço
O quê: Reunião-almoço on-line, com transmissão pelo YouTube e Facebook da CIC (@ciccaxiasoficial).
Quando: Segunda-feira, 5 de julho
Horário: 12h
Convidada: Pós-doutora Vania Beatriz Merlotti Herédia
Tema: A presença da CIC na formação e desenvolvimento de Caxias do Sul
Patrocínio Master: Florense, Grupo RBS, Sicredi
Patrocínio: Supermercados Andreazza, BRDE, Círculo, Marcopolo, Rede Caminho do Saber, Empresas Randon, UCS
Apoio Institucional: Emercor, Fortaleza
Projeto Degustar: Pavos Brassaria
Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 3218-8000 ou pelo e-mail rp@cic-caxias.com.br

Botão Voltar ao topo