Cidades do RSRio Grande do Sul

Canil Municipal de Esteio ganha novas casinhas de cachorro

Nesta quarta-feira (30), o Canil Municipal de Esteio ganhou, através de compensação ambiental, mais seis casinhas para abrigar os cães atendidos no local. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), Felipe Costella, acompanhou a entrega das casinhas.

Além desta novidade, o Canil está passando por obras para melhorar a drenagem em sua área. Duas fileiras de canos serão colocadas nas laterais do terreno, com a intenção de facilitar o escoamento da água em dias de chuvas mais intensas, evitando o acúmulo e a formação de poças. O trabalho está sendo executado por servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

Essas medidas dão sequência a uma série de ações realizadas neste ano para melhorar a estrutura do abrigo esteiense de cães e gatos. Em maio, foi inaugurado o ambulatório veterinário, que permite o atendimento a animais do Canil Municipal ou assistidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet).

Levantado num prédio que servia de depósito, o ambulatório veterinário tem salas de autoclave (para esterilização de equipamentos), de isolamento e de recuperação para gatos e cachorros, separadamente, além de uma sala de resíduos na parte externa e um gatil. No mesmo mês, foram montados 21 passeadores, dando mais de espaço de circulação para os bichinhos, assim como novas casinhas.

Ocupação máxima

O Canil Municipal segue operando em sua capacidade máxima, em função da falta de responsabilidade dos tutores dos animais que os abandonam pela cidade, principalmente em período de férias. Os animais são resgatados, muitas vezes em estado de emergência, passam por tratamento e já estão reabilitados para ganhar um novo lar.

Os bichinhos, que variam de tamanho, cor e idade, são castrados, vacinados e vermifugados. É importante lembrar que o Canil não acolhe qualquer animal e não pode ser visto como um ponto de despejo de bichinhos que os tutores desejam jogar fora.

Catioro Go!

Quem quiser conhecer quais cachorros estão aguardando adoção (entre eles, o Amigo) pode acessar o site do Catioro Go!. A página pode ser acessada em computadores, tablets e smartphones e traz a foto, o nome e o sexo do cachorrinho. Para adotar pelo site, basta clicar em “Capturar Catioro” e fazer o login em uma conta do Facebook. Após, a pessoa terá sete dias para buscar o cãozinho no Canil Municipal. Caso passe o prazo, o cachorrinho voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa.

Quem não tiver perfil no Facebook ou não quiser fazer login na rede social poderá também “capturar o catiorineo”. Para isso, basta ligar para os telefones (51) 3459-4494 ou 98600-8377 e falar com a diretora Luciane Baretta. Por esta forma, também é aberto prazo de sete dias para que a pessoa busque o animal.

O Canil Municipal de Esteio fica na Av. Luiz Pasteur, 7275. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Botão Voltar ao topo