Cidades do RSRio Grande do Sul

Dois Irmãos tem oficina de robótica no contraturno escolar

O Centro Integrado de Educação Complementar das Escolas Municipais de Dois Irmãos – Projeto Global oferece oficina de robótica, aos alunos do contraturno escolar. Atualmente o projeto é oferecido para 347 crianças de 06 a 12 anos.

Essa oficina foi implantada em 2013, pela professora Jaqueline Dieter e a diretora da época, atualmente a secretária da Educação, Denise Maria Maldaner, e o apoio da Associação de Pais e Educadores do Global (APEG). Com o objetivo de aprimorar a motricidade, descobrir encaixes, e ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico entre os alunos.

Na oficina são usado dois tipos de legos para montagem dos projetos: lego e lego mindstorm. Nessas atividades, acontecem inúmeras montagens exploratórias. Os projetos atuais de elevadores que foram criados pelos alunos, são divididos em três etapas: manual, manivela e mecanizada. A prática da disciplina de robótica para crianças é possível alinhar o brincar com o aprender e elas aprendem brincando.

Segundo a professora de robótica, Jaqueline Dieter, desde a implementação da oficina no Projeto Global, o objetivo é participar de competições. “Uma das grandes parcerias que faz com que esse projeto funcione é a APEG e a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação. Com essa parceria conseguimos adquirir sempre mais materiais e aumentar as opções de projetos para os alunos”, disse ela.

Botão Voltar ao topo