Cidades do RSEmpregoRio Grande do Sul

Esteio: mulheres vítimas de violência iniciam curso de soldadora

Parceria entre empresas quer possibilitar a independência financeira através de qualificação profissional

Sete mulheres com histórico de sofrerem violência doméstica deram início, na noite desta segunda-feira (6), no Salão Nobre de Prefeitura de Esteio, a uma etapa que pode culminar com uma nova vida. Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e a empresa RM Soldas, elas começaram uma capacitação para se tornarem soldadoras.

A proposta do projeto, que tem apoio da JMP Advocacia, Less RH, TecSafe Segurança e Marcela Sabadin Palestras e Treinamentos, é oferecer formação profissional para as mulheres e, assim, possibilitar que elas consigam emprego ou iniciem o próprio negócio. Com isso, elas podem quebrar a dependência financeira de companheiros agressores e garantir o sustento para si e para os filhos.

Antes da aula inicial com fundamentos teóricos sobre a solda, a titular da SMCDH, Katiane Marques, fez uma saudação às participantes, destacou a importância do curso e elogiou as mulheres por darem tão importante passo em suas vidas.

Além da teoria e prática sobre solda, que será realizada no próximo sábado (10) na sede da RM, a semana contará com diferentes atividades. Direitos e garantias para mulheres, preparação para entrevistas e elaboração de currículo, segurança no trabalho e empreendedorismo serão alguns dos assuntos a serem tratados.

As mulheres foram selecionadas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Girassol em um trabalho em conjunto com a Coordenadoria da Mulher de Esteio, ambos órgãos ligados à SMCDH. Ao concluir o treinamento, as participantes receberão certificado válido na função Soldadora. A Less RH fará o encaminhamento das novas profissionais para vagas em uma empresa da região.

Durante as aulas nesta semana, voluntárias do programa Conta Comigo tomarão conta dos filhos das mulheres participantes, realizando brincadeiras em um espaço montado para os pequenos com jogos, lápis de cor e desenhos para colorir.

Botão Voltar ao topo