EmpregoNotíciasRio Grande do Sul

Vídeo institucional celebra os 120 anos da CIC Caxias

Filme resgata e contextualiza história da entidade, que foi fundada em 8 de julho de 1901

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) lançou hoje em suas redes sociais um vídeo institucional de 4m02s com passagens marcantes de sua história, que vão desde a fundação, em 1901, aos dias atuais. A entidade comemora 120 anos nesta quinta-feira (8), e o vídeo integra uma série de eventos e ações que vão marcar a celebração até o fim de 2021.

“Não se faz uma entidade de classe sem união, esforço, determinação e fé. Entidades são criadas por pessoas que acreditam que é possível contribuir para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade, e é para isso que existimos. A história contada neste vídeo foi escrita por muitos autores, que lutaram pela defesa da livre iniciativa, pelo fomento dos negócios, geração de empregos e pelo desenvolvimento da Região”, argumenta o atual presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin.

O vídeo – que foi assistido em primeira mão pelos presidentes e vice-presidentes dos conselhos Executivo, Deliberativo e Superior e pelos funcionários da CIC no dia 2 de julho – foi realizado pela Metamorfose Filmes, com roteiro do jornalista caxiense Marcelo Andrighetti. Desde às 9h de hoje está no canal da CIC Caxias no YouTube e em sua página no Facebook (@ciccaxiasoficial). O projeto é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing da entidade.

Para o coordenador da Diretoria de Comunicação e Marketing, Ricardo Dini, “no novo vídeo institucional da CIC celebramos os 120 anos da união de pessoas que coletivamente impulsionaram a construção e o desenvolvimento de Caxias do Sul”. Ainda de acordo com Dini, “a narrativa ressalta a vocação empreendedora da identidade do cidadão caxiense, a força e a agilidade da iniciativa privada, e o espírito desbravador, visionário e inovador da nossa classe empresarial. Reconhecemos e comemoramos o passado para podermos continuar avançando com bravura para o futuro”, conclui.

História embasada na pesquisa

“Em essência, o vídeo é a própria CIC”, define o roteirista Marcelo Andrighetti. De acordo com ele, a concepção do filme, depois de receber o briefing da Diretoria de Comunicação e Marketing da entidade a partir do mote “CIC Caxias 120 anos, uma história construída por muitas pessoas”, foi toda constituída a partir de uma percepção que veio da pesquisa.

“Meu trabalho de roteiro sempre tem embasamento bem profundo em pesquisa. Peguei os livros da CIC em busca da história, conversei com algumas pessoas, descobri alguns associados e quando comecei a ver esse desenvolvimento do que é a CIC hoje, o que ela foi e o que representa, deixei a entidade em segundo plano e comecei a trazer as pessoas para perto”, explica.

Para Andrighetti, não dava para fazer um filme institucional falando apenas da entidade, mas sim do que a fortalece, que são as pessoas. “A entidade evolui porque as pessoas estão unidas em busca de objetivos comuns, e isso foi repassado no filme de maneira poética, porque a intenção era justamente essa: emocionar e tocar cada um que for assistir ao vídeo”, ressaltou.

“Sabíamos que o desafio de traduzir 120 anos de história em um filme de quatro minutos seria enorme. O que nos tranquilizou foi a certeza de que teríamos uma grande equipe envolvida, e que o filme seria construído por várias mãos, assim como acontece com a CIC. Acreditamos que o vídeo está entre as principais iniciativas de registro e preservação da história da entidade. Torcemos para que seja visto por todos que têm interesse em saber mais sobre a CIC e entender como a entidade se molda e se torna cada vez mais inovadora com o passar do tempo”, afirma o diretor da Metamorfose Filmes, Maicon Dewes.

Confira o vídeo:

Sobre a CIC Caxias

A CIC Caxias foi fundada em 8 de julho de 1901 por Ítalo Victor Bersani e desde então passou por 45 gestões. Sua estrutura estatutária é composta por três instâncias: Conselho Executivo, hoje presidido por Ivanir Gasparin, Conselho Deliberativo, presidido por Emir José Alves da Silva, e Conselho Superior, presidido por David Randon. Os mandatos do Conselho Executivo são de dois anos, com possibilidade de reeleição para mais dois.

Ivanir Gasparin tem Mauro Bellini como vice-presidente de Indústria, Jaime Andreazza como vice-presidente de Comércio e Maristela Tomasi Chiappin como vice-presidente de Serviços. Com cerca de 30 funcionários, a entidade possui aproximadamente mil empresas associadas e 25 sindicatos patronais filiados.

Neste ano, foi apontada na pesquisa Marcas de Quem Decide como a quarta entidade de classe na preferência dos gaúchos, atrás somente das federações. Entre as lutas históricas mais conhecidas na área de infraestrutura estão a chegada do trem, a passagem da BR-116, a construção da Rota do Sol, abastecimento de água, energia e gás natural e a construção do novo aeroporto da Serra Gaúcha. Sua sede própria está localizada na Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, no Bairro Jardim América, em Caxias do Sul (RS).

Ficha técnica do vídeo
Direção: Maicon Dewes
Roteiro: Marcelo Andrighetti
Imagens: Felipe Tadiello
Assistência e luz: Evandro Silveira
Motion: Felipe dos Santos
Áudio: Criativa
Montagem e edição: Maicon Dewes
Entrevistas: Karine Zanardi dos Santos/CIC Caxias
Coordenação: Francine Spiller/CIC Caxias

Botão Voltar ao topo