Cidades do RSRio Grande do Sul

Museu do Imigrante de Bento Gonçalves retorna ao horário normal

O Museu do Imigrante de Bento Gonçalves retornou ao seu horário de funcionamento normal de terça-feira a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A visitação é permitida para até seis pessoas com o uso obrigatório de máscara e distanciamento social.

Poeira das Memórias

O Museu do Imigrante sedia a exposição Poeira das Memórias, do artista visual caxiense Vinícius Guerra. Com curadoria de Cristine Tedesco, a mostra parte de um processo memoralístico dos antepassados de Guerra que inicia com a história de seu bisavô, violinista de origem polonesa que fugiu para o Uruguai e teve sua trajetória esquecida pelas novas gerações mais recentes da família.

Vinícius desenvolveu trabalhos em vídeo, fotografia e pintura ao longo de quatro anos de pesquisa pesquisando sobre a história de seus antepassados. A morte de sua bisavó, em 1918, em consequência da Gripe Espanhola, criou uma conexão com a realidade dos nossos tempos. Mais de cem anos depois dessa morte, o artista, em tempos de pandemia da COVID-19, ressignifica as memórias de uma família que percorreu grandes distâncias, viajando da Polônia para o Uruguai e se unindo através de sucessivas perdas.

O projeto “Poeira das Memórias” foi executado por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei n° 14.017/20, também conhecida como Lei Aldir Blanc.

Serviço

O que: exposição “Poeira das Memórias”, de Vinícius Guerra

Período de visitação: até 30 de julho

Horário: de terça-feira a sábado, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Entrada franca

Para mais informações e agendamentos: 54. 3771.4230.

Botão Voltar ao topo