NotíciasRio Grande do Sul

Câmara Municipal presta homenagem pelos 120 anos da CIC Caxias

Homenagem foi entregue a Ivanir Gasparin e Jaime Andreazza nesta quarta-feira (14)

Na manhã desta quarta-feira (14), na Sala Adelar Bertussi da Câmara Municipal de Caxias do Sul, foi entregue o Voto de Congratulações 482/2021 à Câmara de Indústria , Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) por seus 120 anos de fundação, celebrados no último dia 8. A homenagem foi concedida a partir de proposição dos vereadores Marisol Santos e Elisandro Fiuza, que juntamente com os vereadores Felipe Gremelmaier, Tatiane Frizzo e Olmir Cadore, entregaram os votos ao presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, e ao vice-presidente de Comércio da entidade, Jaime Andreazza.

“São 120 anos de uma trajetória de desenvolvimento do empreendedorismo, do associativismo e da livre iniciativa, não apenas de Caxias do Sul, mas de toda a Região. Em 12 décadas, muitos assuntos foram debatidos por meio da CIC, sempre com o objetivo de defender o sistema produtivo, melhorar as condições econômicas e valorizar o que a nossa cidade tem de melhor”, afirmaram os parlamentares no Voto de Congratulações.

A distinção foi endossada em ofício pelo presidente do Legislativo caxiense, Velocino Uez, que expressou seus cumprimentos à entidade pelo aniversário.

Ao agradecer pela homenagem, o presidente Ivanir Gasparin lembrou que a CIC Caxias tem e teve muitas lutas e bandeiras cujas conquistas ficarão como legado às futuras gerações. Já o vice-presidente Jaime Andreazza ressaltou que é gratificante ter o Legislativo sempre acompanhando o trabalho da entidade, e que os empresários que dela fazem parte estão se doando para a comunidade e para que todos tenham uma cidade melhor.

A CIC Caxias foi fundada em 8 de julho de 1901 por Ítalo Victor Bersani e desde então passou por 45 gestões. Sua estrutura estatutária é composta por três conselhos: o Executivo, hoje presidido por Ivanir Gasparin, o Deliberativo, presidido por Emir José Alves da Silva, e o Superior, presidido por David Randon. Os mandatos do Conselho Executivo são de dois anos, com possibilidade de reeleição para mais dois.

Ivanir Gasparin tem Mauro Bellini como vice-presidente de Indústria, Jaime Andreazza como vice-presidente de Comércio e Maristela Tomasi Chiappin como vice-presidente de Serviços. Com cerca de 30 funcionários, a entidade possui aproximadamente mil empresas associadas e 25 sindicatos patronais filiados.

Neste ano, foi apontada na pesquisa Marcas de Quem Decide como a quarta entidade de classe na preferência dos gaúchos, atrás somente das federações. Entre as lutas históricas mais conhecidas na área de infraestrutura estão a chegada do trem, a passagem da BR-116, a construção da Rota do Sol, abastecimento de água e energia e a construção do novo aeroporto da Serra Gaúcha.

Sua sede própria está localizada na Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, no Bairro Jardim América.

Botão Voltar ao topo