Cidades do RSRio Grande do Sul

Dois Irmãos terá relógio do corpo humano no Parque Romeo Benício Wolf

Em Dois Irmãos, o grupo de voluntários de Plantas Medicinais terá em breve um novo espaço dentro do Parque Romeo Benício Wolf, para fazer o relógio do corpo humano, com várias plantas com sugestões de horários para consumo, organizados de acordo com as horas do dia.

Os canteiros com os chás, atualmente, estão no Horto Municipal, na Estrada Picada Verão, e passarão a ser no Centro da cidade, para facilitar o trabalho dos voluntários.

O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Leo Büttenbender, visitou o novo espaço que receberá o relógio do corpo humano e também a sede onde estão preparados os chás para, posterior, distribuição gratuitas nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs), Secretaria de Saúde e Assistência Social.

A secretária de Saúde, Aneliese Kich, ressalta que a Política de Práticas Integrativas e Complementares no SUS sempre foram de grande valia para os munícipes de Dois Irmãos, ainda mais que estão disponíveis de forma gratuita em todas as UBSs e no Setor de Regulação.

Relógio do corpo humano

O relógio do corpo humano é dividido em canteiros com plantas medicinais cultivadas, representando a hora e o órgão do corpo humano que tem seu pico de funcionamento naquele momento assim as plantas agem naquele órgão.

A mandala (círculo) que forma o relógio está baseada na medicina chinesa e em pesquisa científica com a utilização da energia da biosfera solar e ambiental absorvida de plantas que acompanham o trajeto do sol e movimento da terra trazendo benefícios à saúde e vida das pessoas que delas fazem uso.

Edi Käfer Gomes, coordenadora dos voluntários, destaca que o principal objetivo do relógio é incentivar as pessoas a conhecerem novos métodos e aprofundar os conhecimentos sobre as plantas medicinais, para proporcionar novas formas de cura natural.

O projeto é uma iniciativa da Administração Municipal de Dois Irmãos, por meio das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação, e em parceria com o grupo de voluntários.

Botão Voltar ao topo