NotíciasRio Grande do Sul

Entidades querem simplificar abertura de agroindústrias em Caxias do Sul

Objetivo é fomentar a abertura de novos empreendimentos facilitando o trâmite de documentação para  o segmento de produtos de origem vegetal

Representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) se reuniram com técnicos da Emater, Samae, Receita Estadual e secretarias do Urbanismo (SMU), Receita Municipal e da Saúde (SMS) para debater o ajuste de documentação para abertura de agroindústrias de produtos de origem vegetal. O encontro ocorreu no dia 16 de julho, no Escritório Regional da Emater, em Caxias do Sul.

O objetivo é fomentar a abertura de novas agroindústrias e, ao mesmo tempo, facilitar o trâmite de documentação dos empreendimentos já existentes. “Algumas iniciativas foram realizadas nos últimos meses na intenção de reduzir a burocracia e simplificar o caminho que o empreendedor deve percorrer nos órgãos públicos”, explica o diretor de Gestão Técnica da SMAPA, médico veterinário Fernando Vissirini Lahm dos Reis. “Porém, é necessário avançar e isto exige permanente integração dos diferentes órgãos e suas políticas públicas voltadas ao produtor rural”, acrescenta.

A iniciativa é voltada aos produtos de origem vegetal. Já os estabelecimentos cujos produtos têm origem animal são regrados por normas diferentes, que passam pelo serviço de fiscalização municipal coordenado pela SMAPA, o COPAS-POA.

Botão Voltar ao topo