EsportesNotíciasRio Grande do Sul

Delegação de canoagem de São Leopoldo participa de competição festiva

O evento ocorre em alusão aos 36 anos da Associação de Ecologia e Canoagem. Ao todo, 15 atletas leopoldenses integram a delegação que representará o município na competição

No próximo sábado, 24 de julho, ocorre o Campeonato de Canoagem Remada Festiva em Estrela/RS. Representando São Leopoldo, a delegação formada por 15 atletas irá participar da competição. Além dos atletas, compõem a delegação a Daniele Maioli, coordenadora do projeto, o técnico Lucas Gil Dessimão e o auxiliar técnico e preparador físico Dione da Silveira.

Devido à covid-19, a competição seguirá uma série de protocolos para prevenir a propagação do vírus. Ocorrerá medição de temperatura a todos que adentrarem ou frequentarem o local da competição, mantendo obrigatório o uso de máscara de prevenção ao contágio do novo coronavírus, exceto aos competidores durante as disputas que exijam intensidade respiratória.

Fotos: Daniele Maioli /Scom/PMSL

Todos os atletas são da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem de São Leopoldo – Aleca e, antes, faziam parte do projeto Canoagem, vinculado à Secretaria de Educação – Smed. Durante o projeto, os atletas treinam dois dias por semana. Após serem integrados na Aleca, eles passam a treinar cinco dias por semana. Durante a pandemia, o projeto Canoagem teve que fazer uma pausa e retomará as atividades em setembro. Já os atletas da Associação seguiram treinando, pois disputarão o campeonato brasileiro de canoagem também no mês de setembro.

História da Canoagem em São Leopoldo

A canoagem em São Leopoldo surgiu no segundo semestre de 2005, com o objetivo de preencher o tempo livre de crianças e adolescentes que tomavam banho de rio. A partir de 2006, Daniele assumiu a coordenação do projeto Canoagem e deu o caráter de escola de canoagem. A condição para seguir remando no projeto era manter boas notas e bom comportamento.

A partir de 2008, o projeto iniciou sua participação em competições dentro do estado. Em 2009, os treinos se intensificaram e, no ano seguinte, disputaram o primeiro campeonato a nível nacional. A Aleca foi fundada em abril de 2011, pois era necessário que houvesse a vinculação do projeto Canoagem a alguma Associação para que pudesse competir nas maiores competições de canoagem.

Botão Voltar ao topo