Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas reforça trabalho junto a moradores de rua com a chegada do frio

Ação no Centro Olímpico Municipal gerou uma enorme corrente do bem entre os canoenses.

Com a chegada de uma nova frente fria, a Prefeitura de Canoas está intensificando as ações de acolhimento para moradores de rua. Durante a semana, oito equipes estarão espalhadas pela cidade, convidando os desabrigados a se dirigirem ao Centro Olímpico Municipal (COM). Nesta busca ativa, os que aceitarem serão encaminhados para o COM, os que não aceitarem, receberão cobertores e comida. Atualmente, a estrutura temporária, montada pela Prefeitura, conta com 70 camas, mas com a previsão de frio intenso para os próximos dias, serão disponibilizados mais 30 colchões, totalizando 100 vagas para desabrigados e seus pets.

O prefeito Jairo Jorge garante que a administração municipal fará tudo que estiver ao seu alcance para auxiliar a população desabrigada da cidade durante o período que promete ser o mais frio do século. “Uma das nossas missões de governo é cuidar das pessoas. Por isso, seguimos investindo forte na assistência aos canoenses que mais precisam neste momento. O inverno tem sido rigoroso e é necessário intensificar o acolhimento às pessoas em situação de rua, no nosso Albergue Municipal, que teve sua capacidade ampliada, e no Centro Olímpico da Solidariedade, onde a comunidade tem abraçado dezenas de homens e mulheres com doações de roupas, alimentos e produtos de higiene, na nossa grande corrente do bem”, revelou o chefe do Executivo canoense.

A Prefeitura de Canoas pede novamente o apoio da população, que num primeiro momento realizou uma grande corrente do bem e doou muitos mantimentos para ajudar os que mais precisam. Os canoenses que identificarem e localizarem moradores de rua pela cidade devem entrar em contato pelo telefone (51) 98255-1412, explicando a localização dos desabrigados para que as equipes possam convidá-los para se abrigarem no Centro Olímpico Municipal.

O secretário da Cidadania, Paulo Bogado, explica que com a possibilidade de mínimas recordes cuidar dos moradores de rua de Canoas é obrigação da Prefeitura. “A nossa missão é cuidar das pessoas e estamos tentando fazer isso diariamente entregando cestas básicas, abrigando pessoas em situação de rua, conseguindo água e alimentos para elas, além de distribuir peças de roupa e cobertores”, destacou Bogado.

Além das 100 vagas para moradores de rua e seus pets no COM, a Secretaria Municipal da Cidadania ainda disponibiliza mais 50 vagas no Albergue da cidade.

O titular da Defesa Civil, Igor de Souza, afirma que durante o frio intenso é fundamental pensar nas pessoas que não possuem teto. “São muitas famílias que necessitam de meios para se aquecer. Distribuir agasalhos é nossa prioridade. Muitos moradores de rua estão passando dificuldade para enfrentar essas temperatura baixas. Vamos intensificar ainda mais as doações para que todos fiquem aquecidos”, detalhou o secretário.

A Defesa Civil de Canoas também não vai medir esforços para ajudar os desabrigados da cidade. Nesta semana, a entidade estará distribuindo peças de roupas para os mais necessitados. Na quarta-feira (28) a ação será realizada no bairro Mato Grande. Na quinta-feira (29) a atividade acontece nos bairros Mathias Velho e Rio Branco.

ARRECADAÇÕES ATÉ A ÚLTIMA SEXTA-FEIRA
33 mil peças de roupas
3 mil cobertas
Alimentos não perecíveis – 2 toneladas
Ração – 600kg

Botão Voltar ao topo