Negócios

Especialistas em direito empresarial e digital atendem no Brasil e exterior

O FCRT, Frederico Cattani & Raphael Di Tommaso Sociedade de Advogados, é um escritório de advocacia especializado em direito empresarial com foco em direito digital, direito para startups, compliance e governança. Este mês, o escritório completa seu primeiro aniversário e já tem mais de 20 empresas atendidas no Brasil e exterior. Resultado da fusão dos escritórios Di Tommaso – Direito Digital e Frederico Cattani Advocacia, atendeu desde startups a empresas controladas por multinacionais e de capital aberto nos mais variados setores, como financeiro, saúde, indústria, comércio eletrônico, eventos, educação, serviços e imobiliário.

Os sócios afirmam que, mesmo nascendo em plena pandemia, o escritório superou todas as metas traçadas para o primeiro ano de atividade. “Atendemos clientes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Santo Ângelo, Farroupilha e Brasília. Também atendemos em Portugal, Hong Kong e Uruguai, nas áreas de educação, construção civil e importação e exportação”, explicam.

O diferencial do FCRT está em apostar em uma advocacia consultiva preventiva e proativa, que busca antecipar problemas e minimizar os riscos das empresas, incluindo sua adequação a diversas leis, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e as leis que regulamentam o comércio eletrônico.

Entre os serviços prestados estão assessoria jurídica para adequação à LGPD, adequação à legislação de e-commerce, estruturação e preparação para captação de investimentos, assessoria para influenciadores digitais e assessoria para desenvolvedores de software.

Para o próximo ano, a intenção é consolidar uma expansão para Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), ampliando a capacidade de atendimento.

Conheça os sócios:

Frederico Cattani é advogado, professor e autor de livros e artigos jurídicos, especializado em direito empresarial. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduado em Direito Empresarial pela Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Atualmente, é professor convidado de cursos de pós-graduação. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP), do Comitê de Estudos Jurídicos da Associação dos Administradores do Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS) e foi Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA. É Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Caxias do Sul e integrou, em 2021, a Lista Tríplice para Desembargador Eleitoral do TRE/RS.

Raphael Di Tommaso é advogado especializado em Direito Digital, Direito para Startups e Proteção de Dados. Foi indicado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) para o Conselho Nacional de Proteção de Dados, que integra a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. É graduado em Direito e em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pós-graduação em Multimídia e Comunicação pela Université du Sud Toulon-Var (USTV), Universidade Fernando Pessoa (UFP) e UCS, e em Direito Digital pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). É vice-coordenador da Comissão de Direito Digital e Novas Tecnologias da OAB – Caxias do Sul, Membro Convidado da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RS, Membro do Comitê de Startups da Associação Brasileira de Advogados (ABA/RS), Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Diretor do Comitê de Estudos Jurídicos da Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS), Coordenador Jurídico do Acelera Serra, membro do Grupo de Estudos em LGPD do Trino Polo – Polo de TI da Serra Gaúcha e Assessor Técnico da Presidência da Frente Parlamentar para Startups, Empreendedorismo Inovador e Proteção de Dados Pessoais da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Botão Voltar ao topo