Cidades do RSRio Grande do Sul

Passo Fundo Solidária: arrecadação de cobertores e agasalhos segue até quarta-feira

Uma rede de ajuda foi formada com a campanha Passo Fundo Solidária, que está arrecadando cobertores e agasalhos para serem destinados a famílias que precisam. Mais uma edição de drive-thru será realizada pela Prefeitura nesta quarta-feira (28), no CTG Lalau Miranda, das 8h às 18h.

O prefeito, Pedro Almeida, reforça que a iniciativa foi organizada pela Prefeitura, em parceria com a Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, para ajudar pessoas que estão enfrentando dificuldades diante da previsão de dias com temperaturas baixas. “A rede de assistência social desenvolve um trabalho contínuo junto às milhares de famílias que integram os programas sociais. Mas queremos ampliar o suporte e, para isso, contamos com a ajuda da população, empresas e entidades solidárias”, afirma.

Além do drive-thru, foi estruturado um serviço de tele-busca para quem quer doar, mas não tem como levar até o ponto de arrecadação. A partir de contato pelo telefone (54) 3313-3768, uma equipe faz o recolhimento das doações.

Campanha é aliada no trabalho da assistência social

Além de organizar a campanha, a Prefeitura está reforçando o suporte às famílias atendidas pela rede de assistência social. De acordo com o secretário da pasta, Saul Spinelli, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciaram um levantamento das pessoas acompanhadas para identificar as que estão precisando de doações de cobertores e agasalhos. “A coordenação de Proteção Básica está reunindo os quatro CRAS, dos bairros São Luiz Gonzaga, Vera Cruz, Integração e Planaltina, para a apresentação de locais de vulnerabilidade extrema. O atendimento dessas famílias é realizado durante o ano todo, sendo fortalecido em situações específicas. Neste ano, com auxílio de doações, mais de 1,5 mil cobertores já foram distribuídos”, afirmou.

Ainda conforme Spinelli, diante da aproximação do frio, foram estruturadas medidas com foco no acolhimento das pessoas em situação de rua. Entre elas, a ampliação de vagas para pernoite. “Atualmente, contamos com 33 vagas na casa de passagem. Com uma organização interna do local e do Centro Pop, se for necessário, conseguiremos ter de 50 a 60 vagas. Paralelamente a isso, intensificamos a abordagem, que já é feita diariamente, para convidar quem está em situação de rua a acessar os serviços que são oferecidos. Em nenhum momento, essa população ficará sem atendimento”, mencionou.

Botão Voltar ao topo