NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: fase final das obras na rede de esgoto no Jardim América

Implantação tem previsão para ser concluída na próxima semana

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Samae), iniciou nesta segunda-feira (02/08) a última fase da implantação de rede de esgotamento sanitário na rua Humberto de Campos, no bairro Jardim América. A obra, que começou ainda em maio de 2020, tem previsão para ser concluída no dia 10 de agosto de 2021. Para sua execução, R$ 2 milhões foram investidos pela autarquia para implantar 9,2 mil metros de rede e realizar, aproximadamente, 800 ligações de esgoto.

Fotos: Andréia Copini

O objetivo da obra é conservar os recursos naturais da região com a coleta dos efluentes gerados e, após a sua conclusão, encaminhá-los pelas canalizações à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tega. Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, para que a tubulação seja realmente eficaz, é de suma importância que a população conecte seus canos à rede pública. “Até 2033 Caxias do Sul, segundo o Marco Legal de Saneamento, precisa ter 90% do esgoto coletado. Estamos fazendo investimentos elevados para levar aos bairros as redes do tipo separador absoluto, visando, principalmente, aumentar o percentual e a qualidade do esgoto tratado. Mas, para que isso aconteça, é extremamente necessário que cada um faça a ligação da sua residência ou empresa à rede do Samae. Dessa forma, os dejetos serão encaminhados à estação, tratados e devolvidos aos arroios”, explica.

Após o término dos serviços, a Nort Brasil, empresa responsável pela obra, realizará o teste final de funcionamento das instalações com vídeo inspeção e o serviço de repavimentação.

Botão Voltar ao topo