AgronegócioNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul oferece gratuitamente porta-enxertos de videira para agricultores

Técnicos da SMAPA farão a entrega das estacas dentro de sete a dez dias

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), retomou no ano passado o fornecimento gratuito de estacas para porta-enxerto de videira (cavalos) a agricultores do Município. Pelo segundo ano consecutivo, os produtores rurais interessados podem se inscrever na sede da Secretaria, na Rua Moreira César, 1686, ou pelo telefone (54) 3290-3800.

Os técnicos da SMAPA vão marcar a data de retirada do material dentro de sete a dez dias, dependendo da previsão do tempo. No ano passado, foram fornecidas 30 mil estacas de porta-enxerto de videira a aproximadamente trinta famílias de agricultores. O objetivo da ação é renovar os parreirais visando à sanidade das plantas e qualidade dos frutos.

A enxertia é uma forma de produção de mudas de plantas bastante utilizada para algumas espécies, principalmente na fruticultura. “Especificamente na videira, o que se busca é a resistência do porta-enxerto a fungos e pragas do solo, por meio de material genético de origem certificada e sanidade garantida. A intenção é agregar mais qualidade e produtividade à uva produzida no Município”, explica o engenheiro agrônomo Flávio Hillebrand, da SMAPA. Pela segunda vez, o porta-enxerto disponibilizado é o Paulsen 1103, cujas principais características são o vigor e a resistência à doença conhecida como fusariose.

O matrizeiro (cultivo) de porta-enxertos fica numa área da Fepagro, em Fazenda Souza. Ele foi implantado pela SMAPA a partir de mudas provenientes de um viveiro certificado pela Embrapa como livre das principais viroses da videira. “Com o tempo pode haver uma eventual contaminação das plantas por pragas do solo como nematóides, cochonilhas e pulgões. Desta forma, não se pode garantir a sanidade do material por mais tempo, motivo pelo qual a entrega de porta-enxertos havia sido interrompida. De 2020 em diante foi retomada com o novo matrizeiro”, explica o agrônomo.

Inscrições e informações na SMAPA – (54) 3290-3800

Botão Voltar ao topo