NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul sedia o I Fórum dos Prefeitos da Amesne

Gestores municipais de toda Serra Gaúcha debateram assuntos de interesse regional

De forma inédita, foi realizado na noite de sexta-feira (20) e na manhã deste sábado (21) em Caxias do Sul, o I Fórum dos Prefeitos da Amesne – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste. Na ocasião, mais de 30 gestores municipais participaram, entre eles o prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, para debater pautas comuns à região.

A programação iniciou na noite de sexta-feira com um jantar de integração entre os prefeitos e contou também com a participação do senador Luiz Carlos Heinze e do trio de soberanas da Festa Nacional da Uva, a rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Ott e Bruna Mallmann. O prefeito Adiló e as soberanas deram destaque à importância da participação e integração dos demais municípios na 33ª Festa Nacional da Uva 2022, unificando a região em prol da Festa e do turismo.

Na manhã deste sábado (21) ocorreu a programação com painelistas representantes de instituições. A abertura foi feita pelo presidente Fabiano Feltrin e pelo prefeito Adiló Didomenico. Em sua fala, Adiló agradeceu a oportunidade e defendeu a união dos municípios. “Temos sempre a aprender e a agregar uns com os outros. Essa articulação entre todos nós é benéfica para toda a região e isso representa um desenvolvimento integrado e regional. Esse tipo de seminário é muito oportuno e produtivo, defendo que seja realizado semestralmente”.

Entre os painelistas estavam os representantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul, que realizaram uma prestação de contas sobre a campanha de mobilização regional em prol do Hospital Geral. O CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha), representado pelo seu Diretor Executivo, Rudimar Caberlon, destacou o auxílio do consórcio aos gestores municipais, promovendo economicidade de forma coletiva. Em seguida, Marijane Paese, membro do Comitê Técnico da Amesne, abordou dados sobre o combate à pandemia de covid-19 nos últimos meses e algumas projeções. Também foi discutido sobre possíveis flexibilizações nos protocolos regionais para áreas específicas. Por fim, o advogado Gladimir Chiele, membro do Comitê Técnico e do setor jurídico da Amesne, reforçou aspectos jurídicos importantes para as cidades.

Encontro com primeiras-damas

Em paralelo ao ciclo de palestras aos prefeitos da Amesne, ocorreu também uma programação especial para as primeiras-damas com uma palestra sobre cuidado mental, psicológico e físico.

Botão Voltar ao topo