Cidades do RSRio Grande do Sul

Glaci Saraiva Doerr é a patrona da 32ª Feira do Livro de Dois Irmãos

A 32ª Feira do Livro de Dois Irmãos, que acontece no formato híbrido de 10 a 14 de novembro, anuncia como patrona Glaci Saraiva Doerr, que é escritora e mora em Dois Irmãos. O convite foi realizado pelo prefeito, Jerri Meneghetti, o vice-prefeito, Juarez Stein, a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, e a chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes, para a escritora Glaci, na última segunda-feira (13).

O prefeito Jerri destacou que apesar da pandemia, a Feira do Livro vai manter todos os protocolos sanitários. “A história de Dois Irmãos precisa continuar a ser contada, apesar de estarmos vivendo um ano atípico. O convite para a Glaci é para retribuir todo o trabalho que tem feito pela educação e pela cidade, além de valorizar nossos artistas locais”, afirma Jerri.

A Feira do Livro de Dois Irmãos 2021 tem como tema “Leia, imagine e transforme” e vai acontecer na Praça do Imigrante, nas escolas do Município e online.

Quem é a patrona?

Glaci Saraiva Doerr nasceu em Tramandaí, em 22 de julho de 1943, filha de Palmarito Saraiva e Maria Rosa do Amaral Saraiva. Cursou a Escola Normal no Colégio Dom Feliciano em Gravataí. Lecionou na Estadual Almirante Tamandaré no ano de 1963 em Tramandaí. Em 1964 casou-se com Fernando Doerr, vindo morar em Dois Irmãos.

Também em 1964 começou a lecionar em Dois Irmãos, no Grupo Escolar, que depois virou Escola Estadual 10 de Setembro, onde atuou como professora das séries iniciais e professora da biblioteca da escola, onde fazia troca de livros, orientações às pesquisas,catalogava livros novos, realizava horas do conto, enriquecendo o imaginário das crianças com suas histórias, incentivando a leitura. Paralelamente, realizou vários festivais da escola, com danças e teatros, com atuação dos alunos da pré-escola à oitava série (denominação dos anos escolares na época). Junto com a ajuda de demais professores confeccionava os cenários, ajudava na confecção e costura das fantasias. Ela oportunizava o sonho e o lúdico às crianças e a comunidade. Tais festivais ficaram na lembrança de todos que os assistiram e principalmente na memória das crianças que integravam o elenco, do então chamado “Grupo Criatividade”. Em 1987 se aposentou na rede estadual. A partir desta data, realizou decorações de festas infantis, criando painéis decorativos até 2001.

Teve dois filhos, Luís Fernando Doerr e Patrícia Doerr. Também criou sob tutela um menino a partir dos seus 12 anos de idade, Serafim Selso da Fonseca Neto. Atualmente está com 78 anos, possui cinco netos e dois bisnetos. Glaci escreveu e editou o livro infantil: “O Segredo da Borboleta Dourada”, e está para editar mais dois de sua autoria: “Dona Joaninha, o Anjo Bom da Floresta” e “Bonequinho de Neve”.

Botão Voltar ao topo