Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas segue com distribuição de refeições no mês farroupilha – confira os locais

Em Pelotas, uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal, a 26ª Região Tradicionalista – Movimento Tradicionalista Gaúcho (RT – MTG) e a Associação Cavaleiros da Costa Doce realiza a distribuição de mais de mil refeições a comunidades carentes durante o mês de setembro.

Carreteiro Solidário é o nome da ação que envolve ainda outros sete Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) que, junto à 26ª RT, se encarregam da preparação e distribuição da comida em dez datas diferentes a pessoas em situação de rua, casas de passagem e comunidades vulneráveis.

No domingo (12) e nesta quinta-feira (16), cerca de 200 refeições foram entregues pela 26ª RT-MTG. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), que integra a organização do evento, se houver mais doações, o número de refeições pode aumentar.

As comidas oferecidas variam conforme os produtos recebidos. Muitas vezes é carreteiro com feijoada, mas também pode ser arroz com galinha ou arroz com linguiça. Para a produção de cada 100 “quentinhas” são necessários: 12 kg de arroz; 6 kg de feijão; 3 kg de cebola; 9 kg de carne (vermelham, de frango ou salsichão); 4 tomates ou 2 sachês de extrato de tomate e 100 embalagens. O valor equivalente aos insumos para 100 “quentinhas” é de R$ 250,00.

Doações
Quem quiser contribuir com o Carreteiro Solidário pode entregar os produtos (qualquer quantidade) na sede da Sdeti (rua Félix da Cunha, 603) ou agendar para que seja recolhido. Quem preferir fazer doações em dinheiro deve entrar em contato com a Secretaria ou pelo Instagram Sabores Pelotas (canal de comunicação da Temporada Gastronômica de Pelotas) para receber a chave PIX – doações em dinheiro terão nota fiscal.

As refeições serão preparadas e distribuídas nos seguintes locais:

18 – Setembro – CTG Thomaz Luiz Osório (Fragata) – 100 refeições

18 – Setembro – CTG Antônio Caringi (Lindóia) – 100 refeições

18 – Setembro – CTG Alma Campeira (Turuçu) – 100 refeições

19 – Setembro – CTGs Negrinho do Pastoreio (Areal) e Sinuelo do Sul (Centro/Colégio Pelotense) – 150 refeições

20 – Setembro – 26ª RT-MTG – 100 refeições

25 – Setembro – CTG Cancela Grande (Morro Redondo)– 200 refeições

26 – Setembro – CTG Carreteiros do Sul (Centro/IFSul) – 200 refeições.

Botão Voltar ao topo