Cidades do RSRio Grande do Sul

Gravataí lidera a coordenação regional de turismo do Delta do Jacuí

O secretário municipal substituto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Gravataí (SMDET), Iuri Camargo, assumiu a coordenação da Instância de Governança Regional do Delta do Jacuí (IGR). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Regional de Desenvolvimento em Turismo, realizado na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.

O evento contou com a presença de secretários municipais e gestores de turismo dos sete municípios que compõem o Delta: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Glorinha, Triunfo e Viamão, além de representantes de parlamentares. A ação contou com o apoio da deputada Patrícia Alba e abordou temas como desenvolvimento regional, criação de banco de projetos, criação de alternativas para captação de recursos, planos municipais de turismo e regionalização.

Para o novo coordenador, o grande destaque desta iniciativa é unir forças para tornar a região metropolitana mais atrativa e receptiva para quem vem de fora. “Nosso objetivo é estabelecer um elo de apoio entre os municípios do Delta do Jacuí para estruturar as políticas públicas na área do turismo e na geração de oportunidades”, destacou Iuri.

Participou também a coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo, Debora Snel, que relembrou da importância de eventos como este para impulsionar o setor. Segundo ela, a relevância dos fóruns de discussão vale tanto para os municípios regionalizados como para os que pretendem ingressar no Mapa do Turismo Brasileiro.

O fórum contou com a participação do núcleo de turismo do Sebrae, que apresentou a sua metodologia para a preparação dos Planos Municipais como norte para alavancar o turismo nos municípios.

Botão Voltar ao topo