Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Festa da Colônia marca retomada dos eventos em Gramado

Empreendedorismo do povo e valorização das famílias do interior foi destacado na abertura da 30ª Festa da Colônia de Gramado

A abertura oficial da 30ª Festa da Colônia de Gramado ocorrida no sábado, 25 de setembro, foi marcada por discursos que valorizaram as famílias do interior e produtores de Gramado e a retomada do turismo e da economia na cidade. Com a presença do Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e seu Vice Luia Barbacovi, do Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, da Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk, Presidente do Legislativo gramadense, vereador Professor Daniel, do Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado, Erli Teixeira, do Gerente Geral do Sebrae, César Nascimento, do Deputado Estadual, Ruy Irigaray, dos secretários municipais, de Obras e Agricultura, Rafael Ronsoni, e de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Ubiratã Oliveira, e inúmeras autoridades, o clima era festivo e de integração da cidade com o meio rural.

Iniciando os pronunciamentos, o Secretário Ubiratã Oliveira, que comanda a 9ª edição da Feira Feito em Gramado, aberta oficialmente também naquele momento festivo, lembrou o enfrentamento da pandemia que toda economia viveu e vem vivendo. “Mais de 87% da economia de Gramado depende do setor turístico, e tivemos a coragem para programar este evento para o segundo semestre, e está aí, forte e pujante”, destacou Ubiratã.

A Presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk, afirmou estar feliz com os eventos. “É um dia de festa, temos aqui a pujança do nosso interior”, destacou. Ao salientar o trabalho intenso para deixar revitalizado o espaço de realização do evento no complexo do Expogramado, Rosa destacou que “temos um prefeito que tem amor pela Festa da Colônia”, e enalteceu o trabalho das equipes da Gramadotur. Rosa encerrou dizendo: “vida longa à festa da Colônia”.

Abertura oficial da Festa da Colonia em Gramado

Já o Secretário de Obras e de Agricultura, Rafael Ronsoni, estava visivelmente emocionado. “Foi uma responsabilidade enorme revitalizar todo este complexo, encontramos uma estrutura de arrepiar, e começamos a trabalhar forte com uma grande equipe, e entregamos uma estrutura para uma belíssima Festa”, disse. Ronsoni encerrou dizendo, que, “mais que movimentar a Festa da Colônia, estamos retomando toda nossa economia, é o tamanho da nossa responsabilidade”, concluiu.

Para o Gerente Geral do Sebrae, César Nascimento, “encontramos aqui muitas energias positivas, percebo uma equipe engajada, e como fazem tudo com amor nessa cidade”, destacou. César lembrou que o Sebrae está nos dois eventos (Festa da Colônia e Feira Feito em Gramado) apoiando mais de 100 empreendedores.

Já o Chefe de Gabinete da Secretária da Agricultura do Estado, Erli Teixeira, representando a Secretária Silvana Covatti, parabenizou toda organização e destacou o respeito com os protocolos sanitários que estão sendo realizados. Parabenizou também os produtores do interior e as agroindústrias que fazem parte do desenvolvimento do Estado. E o deputado Ruy Irigaray, disse que, “esta Festa lembra muito nossa história”, e citou Gramado uma referência nacional e internacional no turismo, “é uma Gramado vencedora”, disse o deputado.

Em seu pronunciamento, o Secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, afirmou, “o que enxergamos aqui é um brilho nos olhos e uma alegria por se reencontrarem nesta bonita Festa”. Santini salientou que o turismo e o agro caminham juntos no Rio Grande do Sul, “e isto é muito importante, somos com isto projetados, todo nosso território é turístico, que Gramado siga cada vez mais rica e visitada”, concluiu o Secretário.

Rainha da Festa da Colonia de Gramado, Maxine Fassbinder

Finalizando os pronunciamentos da abertura dos eventos o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, parabenizou a equipe da Gramadotur pela realização com resultado positivo da Festa da Colônia. “Todos precisam conhecer o que é produzido em nosso interior”, disse. Sobre a revitalização do complexo da Festa da Colônia, Nestor disse que seria necessário um investimento inicial de R$ 600 mil, “e fizemos com R$ 120 mil, usando nossa estrutura e condições”, destacou. Para Nestor a compra do Expogramado pela Prefeitura está foi um fator decisivo para o turismo de Gramado e destacou a riqueza que o turismo traz para todos. O Prefeito Nestor Tissot fez ainda a entrega de Menções Honrosas àqueles que se destacaram na última Expointer. William Ponath, com sua vaca campeã, Laticínios Rupenthal, com o 2º Melhor Queijo Colonial do Estado, e Facas Serra Grande, que propaga o nome de Gramado ao Brasil, foram homenageados. Nestor encerrou dizendo, “vida longa ao povo de Granado empreendedor”.

Encerrando a solenidade, a Corte da Festa, formada pela Rainha Maxine Fassbinder da localidade do Quilombo Alto e pelas princesas Alessandra Carina Grauer da Linha Marcondes e Mariana Pereira da Linha Carahá, declararam aberta oficialmente a 30ª Festa da Colônia de Gramado.

Na sequência, as autoridades percorreram os espaços da Festa, e visitaram a Feira Feito em Gramado.

Programação da semana:

Dia 27 de setembro – segunda-feira
19h30 – Show com Ataliba e Banda – Espaço Pró-Cultura LIC

Dia 28 de setembro – terça-feira
Fechado.

Dia 29 de setembro – quarta-feira
16 horas –Banda Boemia – Espaço Pró-Cultura LIC
20 horas –Banda Boemia – Espaço Pró-Cultura LIC

Dia 30 de setembro – quinta-feira
16 horas – Banda Macega Show – Espaço Pró-Cultura LIC
18 horas – Show Raízes da Nossa Cultura – com o Tenor Evandro Martins.
20 horas – Banda Macega Show – Espaço Pró-Cultura LIC

Dia 1º de outubro – sexta-feira
16 horas – Banda União – Espaço Pró-Cultura LIC
18h30 – Canções de gente nossa – D’Além Mar, com Birão.
20 horas – Banda União – Espaço Pró-Cultura LIC

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer. O evento tem o apoio da Roseflor, Sicredi, Construarte, Chocolate Caracol e Florestal Candies, Gram Bier, Adylnet, Arte do Sono, Villa Itália, Sr. Ver, Azul Viagens e SEBRAE. Colaboração da Cristais de Gramado, Agente Cultural, AM Produções. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com a Festa da Colônia como ‘Receptivo Oficial”. A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Emater.

Paralelamente à Festa da Colônia acontece no complexo do ExpoGramado a Feira Feito em Gramado.

Serviço:

30ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

  • Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
  • Quando: de 23 de setembro a 17 de outubro de 2021.
    Fechado nas terças, com exceção do feriado do dia 12/10. E fechado na quarta dia 13 de outubro.
  • Horário nas segundas, quartas e quintas e domingos das 10h às 22h.
    Sexta e sábado das 10h às 23h.
  • Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.
Botão Voltar ao topo