NotíciasRio Grande do SulVariedades

Semana do Turismo: evento celebra as diversas etnias da Região da Serra

Na noite da última sexta (24.09), a Semana Municipal do Turismo celebrou as diversas etnias presentes na região, com um jantar no Bolicho dos Piardi, nos Pavilhões da Festa da Uva. Apresentações de danças das diversas culturas encantaram os presentes, que puderam conhecer um pouco mais da arte e da cultura dos povos da Serra. Italianos, alemães, poloneses e ciganos, árabes, gaúchos, entre outros, foram responsáveis por uma diversidade de ritmos e cores.

Em sua fala, o secretário municipal de Turismo, Enio Martins, destacou as infinitas possibilidades que o turismo proporciona.

“Quando pensamos em turismo, temos que tocar todos os sentidos e tocar o intangível. Temos infinitas possibilidades para oferecermos ao turista em gastronomia, roteiros, artesanato, desfiles cênicos”.

Jantar das Etnias – Fotos: Juliane Ribas

O tema da Semana do Turismo neste ano é “Caxias do Sul: o coração da Serra Gaúcha”. A vice-prefeita Paula Ioris destacou que o setor turismo é uma das apostas de retomada da economia regional e Caxias tem um papel de protagonismo.

“O que foi trazido aqui é o nosso desejo de retomada. Sabemos a responsabilidade que é sermos a cidade que somos. Estamos entre as 50 maiores cidades do Brasil. Se espera de nós protagonismo, e temos a missão de resgatar isso, sem arrogância, mas com autoestima”, destacou Paula.

O prefeito Adiló Didomenico salientou que os eventos que estão acontecendo durante a Semana também são uma preparação para a Festa da Uva de 2022, e convidou a todos que sejam parte do sucesso da festa.

“Que bom que podemos nos reencontrar para celebrar o que temos de bom e belo. Queremos contar com todos aqui para que nossos visitantes sintam o acolhimento do nosso povo, a nossa capacidade de recepcionar”.

O secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini, esteve em Caxias prestigiando o Jantar das Etnias. Também estavam presentes as soberanas da Festa da Uva, secretários municipais, vereadores, secretários de Turismo dos municípios da região, representantes de entidades e do trade turístico.

Botão Voltar ao topo