NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo abre inscrições para vagas em escolas municipais 2022

Pela primeira vez a inscrição poderá ser feita, também, de forma on-line

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Novo Hamburgo inicia nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, o processo para inscrição de novos alunos nas escolas municipais para o ano letivo de 2022. Pela primeira vez, os pais e responsáveis também poderão inscrever as crianças e jovens pela internet, preenchendo um formulário virtual e anexando cópia dos documentos solicitados. “Os processos estão cada vez mais digitalizados e por isso entendemos que este seria um importante recurso para agilizar a inscrição tanto para as famílias quanto para as equipes das escolas. É mais uma estratégia que elaboramos para garantir o acesso de todas as crianças e jovens às escolas”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli. As inscrições de novos alunos podem ser feitas, também, de forma presencial em todas as 89 escolas municipais de Novo Hamburgo. As famílias devem optar pela escola mais próxima de sua residência. A lista com o endereço das instituições pode ser consultada no site www.novohamburgo.rs.gov.br/smed .

Os responsáveis pelas crianças e jovens que ainda não estão matriculados, mas que desejam estudar nas escolas municipais em 2022 devem fazer a inscrição entre os dias 1º e 16 de outubro. Tanto de maneira presencial nas escolas como pelo formulário virtual no site é preciso preencher as informações e apresentar os documentos solicitados. O período de inscrição é o mesmo para Educação Infantil, Ensino Fundamental e para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A rematrícula de crianças e estudantes que já frequentam as escolas municipais acontecerá entre os dias 18 e 29 de outubro. Todas as crianças e jovens que já estão matriculados têm a vaga garantida para o próximo ano, nestes casos, os responsáveis devem entrar em contato diretamente com as escolas às quais os alunos estão vinculados e solicitar a atualização dos dados cadastrais.

A matrícula das crianças e jovens que forem inscritas para ingressarem na Pré-escola, no Ensino Fundamental e na EJA da Rede Municipal de Ensino em 2022 acontecerá entre os dias 16 e 26 de novembro, incluindo atendimento no sábado, dia 20 de novembro, diretamente nas escolas. Para realizar a matrícula, os responsáveis devem apresentar todos os documentos solicitados.

Já a matrícula das crianças contempladas com vagas na Creche acontecerá de 2 a 10 de dezembro, incluindo atendimento no sábado, dia 4 de dezembro, diretamente nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Inscrições online

Para realizar a inscrição de novos estudantes de forma online, é possível utilizar celular, tablet ou computador. Antes de iniciar o processo, é preciso ter em mãos os documentos solicitados para esta etapa. A plataforma pode ser acessada no endereço novohamburgo.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2022 . Para iniciar a inscrição, basta clicar no botão “Solicitar” e preencher as informações indicadas. Além dos dados de identificação, no formulário também é possível informar o turno de preferência e as escolas pretendidas. Ao final do processo, a plataforma gera automaticamente o comprovante de inscrição. Os responsáveis devem guardar este documento.

Cronograma

  • 1º a 16 de outubro – Inscrição de novos alunos
  • 18 a 29 de outubro – Rematrícula dos alunos que permanecem nas escolas municipais
  • 16 a 26 de novembro – Matrícula dos novos alunos de Pré-escola, Ensino Fundamental e modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • 18 e 19 de novembro – Sorteio de vagas de Creche. Transmissão ao vivo no YouTube
  • 20 de novembro – Sábado de atendimento para matrículas nas escolas (Pré-escola, Ensino Fundamental e modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • 1º de dezembro – Divulgação das crianças contempladas com vagas na Creche
  • 02 a 10 de dezembro – Matrícula das crianças sorteadas na Creche
  • 04 de dezembro – Sábado de atendimento para matrículas nas escolas (Creche)

Documentos para inscrição de novos alunos:

  • cópia da certidão de nascimento ou RG da criança ou jovem
  • cópia do comprovante de residência em Novo Hamburgo
  • Documentos para matrícula:
  • cópia da certidão de nascimento ou RG
  • cópia do comprovante residência em Novo Hamburgo atualizado (se não tiver em nome de um dos responsáveis, o titular da conta deve assinar o termo de declaração de residência)
  • cópia da carteira de vacinação atualizada
  • número do cartão SUS
  • cópia do CPF e RG dos responsáveis
  • atestado de escolaridade/frequência (obrigatório apenas a partir do 2º ano do Ensino Fundamental)
  • comprovante de deficiência (se for o caso)
Botão Voltar ao topo