NotíciasRio Grande do SulSaúde

Novo Hamburgo faz Dia D do Outubro Rosa e mutirão de mamografias

Para marcar o Outubro Rosa, simbolizado pelo laço rosa, a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo está com as unidades de saúde mobilizadas para a temática, com acolhimento diferenciado, decorações alusiva, atividades de conscientização e prevenção, coleta e encaminhamento de exames (consultar programação e disponibilidade das unidade de saúde).

“É muito importante que as mulheres façam o autoexame e percebendo qualquer alteração busquem o mais rápido possível a rede de saúde. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. O toque simboliza vida”, enfatiza a diretora de Saúde, Juliana Forneck.

Dia D no sábado, 16

No sábado (16), Dia D do Outubro Rosa, as unidades de saúde de Novo Hamburgo estarão abertas com foco na saúde da mulher, com mutirão de coleta de exames preventivos (por agendamento), encaminhamento à mamografia, consultas com dentistas (nas unidades que dispõe destes profissionais), orientação nutricional e ações preventivas de conscientização sobre o câncer de mama.

Também no dia será realizada a aplicação da vacina contra a covid (por agendamento) e a imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) dentro da Campanha Nacional de Multivacinação. Ainda, no sábado, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará aberto para a realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C) por livre demanda.

Mutirão de mamografias

Outra ação organizada pela Secretaria de Saúde para marcar o Outubro Rosa é um mutirão de mamografias. “Nossa intenção é zerar a fila de espera neste Outubro Rosa”, explica Juliana. Hoje, o município tem cerca de 700 exames represados. Para isso, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc RS), um ônibus da entidade estará estacionado no Centro Administrativo Leopoldo Petry (Prefeitura) realizando exames do dia 13 de outubro até o dia 8 de novembro somente para mulheres encaminhadas pela Secretaria de Saúde. Não serão realizados exames por livre demanda ou sem o prévio agendamento. Deverão ser realizadas 400 mamografias no ônibus. Outros 400 exames serão realizados no Hospital Municipal e no Hospital Regina.

Botão Voltar ao topo