Cidades do RSRio Grande do Sul

Bento Gonçalves terá testes rápidos de sifílis na Via del Vino neste sábado

A Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, através do SAE/CTA, realiza neste sábado (16), das 8h às 12h, testes rápidos de sífilis na Via del Vino com a Unidade Móvel. A iniciativa marca o mês de combate à sífilis e à sífilis congênita.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Após a relação sexual pode surgir uma lesão inicial (cancro duro) acompanhada de ínguas (linfonodos aumentados) em três semanas.

A forma de transmissão se dá através de relações sexuais desprotegidas (sexo oral, vaginal e anal), e de mãe para filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita). Se não for tratada pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso

O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais. O uso de preservativos durante as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença.

A Secretaria de Saúde reforça que todas as Unidades de Saúde, incluindo o SAE/CTA oferecem para a população os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Portanto, procure um serviço de saúde para testagem e orientação, caso o diagnóstico da Sífilis for realizado o tratamento será oferecido, diminuindo assim, a transmissão e/ou prejuízos a sua saúde.

Na oportunidade, a Unidade também estará realizando ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama referente ao Outubro Rosa pelo programa Saúde da Mulher e conferência de carteira vacinal e orientações da Campanha Nacional de Multivacinação pela Coordenadoria de Imunizações

Botão Voltar ao topo