NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo promove workshop gratuito de percussão colombiana

A Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo promove no sábado (23), às 15h, um workshop gratuito de percussão colombiana, com o músico Juan Manuel Vergara da Fundação Cultural Cayena, conhecido como “Primo”.

A oficina integra a programação do XXI Colombia Ginga e terá a duração de 1h30, com o objetivo ensinar sobre a Cumbia, ritmo que nasce da fusão de três culturas: indígena, africana e europeia. Ao longo da aula serão apresentados os instrumentos tradicionais e a forma como são interpretados, abordando também como este ritmo nasceu e seu contexto histórico-geográfico e sua evolução através do tempo.

A participação pode acontecer de forma online ou presencial, com vagas limitadas, na Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel. O link da aula será gerado um dia antes e é necessário fazer a inscrição pelo número 993663631 – Raquel, para a modalidade presencial.

O projeto é uma realização da Fundação Cultural Cayena, Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, Escola de Samba Protegidos e Grupo de Capoeira Angola Volta do Mundo – Bogotá. Com apoio da Secretaria de Cultura, Recreação e Esporte de Bogotá, Instituto Distrital das Artes de Bogotá, IDARTES, Ministério da Cultura da Colômbia.

O colombiano Juan Manuel Vergara é músico desde 1982, trabalhou como professor na Universidad Manuela Beltrán, Universidade Jorge Tadeo Lozano, Universidad Nacional da Colômbia, Ministério da Cultura da Colômbia, Secretaria de Cultura, Recreação e Esporte de Bogotá, Instituto de Cultura Brasil Colômbia, Casa do Teatro Nacional, e ministrou oficinas de formação no Brasil, Argentina, Uruguai, México, Alemanha e em diferentes cidades da Colômbia.

Como músico, participou de importantes produções como Zoe Quinteto (2000), Cayena group (2002), Sonidos de la Resistencia de Cesar López (2003), Maía (2004), Ricardo Gómez (2004), Amigos de Katendê (2006), Colombita (2012), Aldo Zolev (2016), Café Camará (2018), En Vía (2020) com os quais fez turnês artísticas na Alemanha, Espanha, Perú, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e México.

Botão Voltar ao topo