NotíciasRio Grande do SulVariedades

Ilustrador Roger Mello é nomeado ao Prêmio ALMA 2022

O ilustrador, autor e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim, Roger Mello, é um dos nomeados ao Astrid Lindgren Memorial Award (Prêmio ALMA). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21/10). O vencedor será conhecido no dia 22 de março de 2022, em cerimônia a ser realizada em Estocolmo, capital da Suécia. No total, são 282 nomes de 71 países ao redor do globo.

O ALMA foi criado, em 2002, pelo Conselho de Artes da Suécia, a fim de reconhecer a excelência do trabalho de autores, ilustradores, contadores de histórias e projetos literários. No anúncio oficial, Boel Westin, presidente do júri, parabenizou os nomeados, destacando a importância de seus trabalhos para o mundo da literatura.

Essa é a sétima vez que Roger concorre ao Prêmio ALMA e, como tem acontecido nos últimos anos, a indicação não é feita por nenhuma instituição brasileira. Mas sim pelo reconhecimento e prestígio internacional que o ilustrador tem ganhado ao longo de sua trajetória.

“Tenho muita admiração pelo trabalho dos indicados e daqueles que já receberam esse Prêmio. São pessoas de diferentes partes do globo, com um olhar filosófico sobre a escrita e a ilustração. Esse Prêmio é importantíssimo, pois reconhece artistas e promotores da leitura, ao levar o livro para lugares distintos”, afirma Roger.

Ganhador do Prêmio Hans Christian Andersen em 2014, considerado o Nobel da Literatura Infantil, Roger Mello tem mais de 100 títulos publicados (22 dos quais ele também escreveu), 10 prêmios Jabuti na bagagem e exposições internacionais em países como Peru, México, Rússia, Itália, Alemanha, China e Japão. Seu estilo único e hábil senso de cor continuam a expandir os limites da ilustração de livros infantis. Mello tornou-se “Hors Concours” do Prêmio FNLIJ por ganhar inúmeras vezes.

*Amigos do Instituto nomeados*

Além do vice-presidente, amigos do Instituto de Leitura Quindim também foram nomeados. São eles: o autor e ilustrador André Neves (Brasil); a autora María Teresa Andruetto (Argentina); o ilustrador Roger Ycaza (Equador); a ilustradora Catarina Sobral (Portugal); o autor e ilustrador Xiong Liang (China); o ilustrador Bernardo P. Carvalho (Portugal); ilustrador André Letria (Portugal); a autora Isabel Minhos Martins (Portugal); o autor e ilustrador Ivar Da Coll (Colômbia); a autora Yolanda Reyes (Colômbia); a ilustradora Anastasia Arkhipova (Rússia), a autora Svetlana Lavrova (Rússia); o ilustrador Igor Oleynikov (Rússia); a organização Russian State Children’s Library (Rússia); a organização Saint Petersburg Central City Children’s Library named after Alexander Pushkin (Rússia); a promotora de leitura Kyoko Matsuoka (Japão); a ilustradora Květa Pacovská (República Tcheca); o autor Mohammad Reza Shams (Irã); a autora e ilustradora Beatrice Alemagna (Itália/França); e a autora Małgorzata Karolina Piekarska (Polônia). Parabenizamos os amigos do Quindim pelo reconhecimento e desejamos boa sorte a todos.

Botão Voltar ao topo