Cidades do RSEventosRio Grande do Sul

Orquestra Municipal de Garibaldi homenageia o centenário de Astor Piazzolla

A Orquestra Municipal de Garibaldi apresenta o Concerto Jazz Tango no domingo (31), no formato on-line, às 20h com transmissão pelos canais digitais da Orquestra de Garibaldi no YouTube e Facebook.

Para esta apresentação, a Orquestra traz como solista convidado Carlittos Magallanes, ao bandoneon e voz. O uruguaio Carlittos é músico, compositor, intérprete, arranjador, produtor cultural e discográfico, radicado há mais de 40 anos no Brasil. Referência no tango, em 2017 recebeu o primeiro disco de ouro de tango no Brasil.

Já ao piano, a participação especial é de Dúnia Elias, musicista e compositora, atua tanto na música de concerto como na popular e especialmente na música instrumental brasileira. Integra o espetáculo “TãnTãngo”, de Hique Gomez e, desde 2007, o grupo Tango’s Show.

A Orquestra Municipal de Garibaldi inova mais uma vez em seu repertório e o desafio vem com o tango, ritmo muito expressivo que traz grande carga emocional e dramática. Resultante de uma mistura dos ritmos habanera e milonga, também vertentes da música cubana. Assim como o samba no Brasil, o tango é considerado um dos mais importantes símbolos culturais da nossa vizinha Argentina. Sua origem foi no final do século XIX, às margens do Rio da Prata, em Buenos Aires – Argentina, e em Montevidéu – Uruguai.

O Concerto “Jazz Tango” traz uma combinação do tango com as já tradicionais pitadas de jazz características da big band. O bandoneon, instrumento alemão que chegou à Argentina com os imigrantes e foi incorporado ao tango, se junta à formação de jazz da Orquestra e torna-se a estrela do espetáculo pelas mãos do solista convidado Carlittos Magallanes.

Este concerto marca o centenário de Astor Piazzolla, importante músico e compositor argentino, maior referência no bandoneon. Importantes composições de Piazzola, como Libertango, Oblivion e Adios Nonino, serão interpretadas. Em uma noite que promete muitas emoções, Orquestra e solista também agraciarão o público com canções eternizadas na voz de Carlos Gardel, como El Día Que Me Quieras e Por Uma Cabeza.

 

A transmissão será pelos canais digitais da Orquestra de Garibaldi no YouTube (https://bit.ly/2XJ4uj5) e Facebook (fb.com/orquestradegaribaldi/). O concerto integra a programação em homenagem aos 121 anos do município de Garibaldi.

A Orquestra Municipal é mantida por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Centro Cultural e Artístico (Cecar), e conta com o apoio da Entelvias Provedor de Internet e do Clube Integração.

Botão Voltar ao topo