Este site usa cookies para fornecer melhor navegação e anúncios relevantes. Se prosseguir vamos entender que está satisfeito com este site. Confira nossa Política de Cookies.
 
PelotasSul RS

Praia do Laranjal está pronta para o veraneio 2022

A praia do Laranjal está pronta para o veraneio 2022.  A Secretaria de Ações da Cidade (SAC), integrada pelas pastas que atuam diretamente nas necessidades dos bairros de Pelotas, continua mobilizada na preparação da praia para os moradores e para receber visitantes durante o verão.

O coordenador da SAC, secretário Flávio Al-Alam, informa que a temporada de veraneio tem recebido especial atenção das equipes. “Analisamos pontos que necessitavam de melhorias e criamos uma agenda de trabalho para cada setor, com a finalidade de tornar o Laranjal ainda mais atraente e aprazível para todos os públicos”.

Fotos: Arquivo/Ascom

Avanços na infraestrutura

A iluminação em LED na orla, nas avenidas Doutor Antônio Augusto de Assumpção Júnior e Jorge Ivan da Costa Gertum, transformou o Laranjal entre o trapiche e a rua Irma Montanelli. À noite, além de mais seguro, o local tornou-se convidativo a passeios, descanso, lazer, recreação, convivência e contemplação das belezas naturais da Lagoa dos Patos.

A reforma e modernização do Trapiche do Laranjal foi viabilizada por mobilização do Município e Parceria Público Privada (PPP). O local voltou a ser frequentado, aproveitado e admirado, reafirmando a identidade do balneário.

Para incrementar o acesso à orla, o terceiro percurso passou por total requalificação. As avenidas Arthur Augusto Assumpção e Senador Joaquim Assumpção, no Valverde, receberam mudanças, com obras de drenagem, terraplanagem, meios-fios, pavimentação asfáltica, acessibilidade, paisagismo, ciclofaixa e sinalização viária. Neste verão, será possível escolher por onde entrar ou sair da praia.

Para avançar na revitalização de outra importante avenida do mapa viário do bairro – a Espírito Santo -, itinerário de transporte coletivo, dois trechos foram requalificados neste ano, além de parte da rua São Borja, organizando e beneficiando a mobilidade.

No Balneário dos Prazeres, chamado também de Barro Duro, a avenida Pernambuco foi beneficiada com investimentos. A via é o principal acesso à orla do Totó, reserva de mata nativa, e ao 2º distrito de Pelotas, a Colônia de Pescadores Z3.

Saneamento e esgoto

O Sanep soma-se à disposição do Município de transformar o Laranjal em lugar ímpar para moradia e veraneio, atuando na qualificação do abastecimento de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos.

Para que não falte água, é providenciada a alocação de estrutura móvel de reforço para a Estação que abastece o bairro. Quanto ao esgoto, foi realizada obra de extensão da rede e ampliação das ligações residenciais. Sobre o recolhimento de resíduos sólidos, haverá acréscimo da frequência e, em relação a recicláveis, o aumento da coleta seletiva está em análise. Quanto à drenagem, é executado permanentemente o cronograma de limpeza de canais.

Zeladoria
A zeladoria do bairro Laranjal é efetuada durante todo o ano. Para o veraneio, intensificam-se as ações estratégicas. Patrolamento, ensaibramento, revisão dos pontos de iluminação pública, limpeza da areia da orla, remoção de entulhos e focos de acúmulo de lixo são parte das intervenções realizadas na praia, somadas à conservação das praças e espaços à disposição do público.

Neste ano, o Laranjal foi o local pioneiro a receber o projeto Bairro Bem Cuidado, com intervenções completas de zeladoria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo