AgronegócioCidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas distribui mais de 41 mil alevinos para produtores rurais

Criação de peixes em açudes ou em tanques-redes representa alimentação saudável e diversificação de renda

Cento e cinquenta e oito produtores da zona rural de Pelotas acabam de receber da Prefeitura 41.206 alevinos para povoamento de açudes ou tanques-redes de suas propriedades. O Município coordena o Programa de Piscicultura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As espécies predominantes entregues nesta etapa foram tilápia (cerca de 20 mil alevinos), carpa-capim (8 mil) e jundiá-cinza (3.700).

158 produtores são beneficiados pelo o Programa de Piscicultura – Fotos: Divulgação/SDR /Pelotas

Os alevinos desenvolvem-se, até atingir o ponto de consumo e comercialização, no prazo de seis meses a um ano, dependendo da espécie. O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, explica que esse ciclo é reposto com novas encomendas e entregas para repovoamento dos açudes e tanques.

“Do ano passado para cá, o Município viabilizou a construção de 64 açudes que, somados aos que já existiam e aos que foram abertos por conta própria, possibilitam aos produtores significativo incremento na criação de peixes”, salienta o secretário.
A entrega dos alevinos, na tarde de sexta-feira (26), foi uma das maiores realizadas pelo Município. “A criação de peixes é uma atividade complementar que proporciona alimentação saudável dos produtores, além de potencializar a renda, com o comércio de parte da produção”, pondera Seidel.

Além da Prefeitura intermediar o abastecimento das propriedades rurais, com o recebimento de encomendas, o processo de aquisição e a entrega dos alevinos para os produtores interessados, parceria com a Emater e com a UFPel garante assistência técnica para iniciação e desenvolvimento da atividade.

Botão Voltar ao topo