Gastronomia

Pavetone de Natal

INGREDIENTES
Ganache trufada:
500 g de Chocolate Meio Amargo Melken
1 xícara (chá) de creme de leite UHT (250 ml)
4 colheres (sopa) de conhaque (60 ml)

Creme de confeiteiro:
4 ovos
½ xícara (chá) de açúcar (105 g)
⅔ xícara (chá) de amido de milho (100 g)
4 xícaras (chá) de leite (1 litro)

Montagem:
400 g de aparas de panetone
¼ xícara (chá) de amêndoas (30 g)
¼ xícara (chá) de nozes (30 g)
¼ xícara (chá) de avelãs (30 g)
½ xícara (chá) de damascos secos
3 colheres (sopa) de Granulado Vermicelli de Chocolate Branco Melken (20 g)
Pó cintilante comestível dourado

MODO DE PREPARO

Ganache trufada:
Em uma tigela, misture o chocolate meio amargo com o creme de leite e derreta em banho-maria ou no micro-ondas, em potência média, mexendo de tempos em tempos até obter uma ganache homogênea. Misture o conhaque, cubra com filme plástico em contato e reserve.

Creme de confeiteiro:
Misture os ovos com o açúcar e o amido de milho, com a ajuda de um fouet. Coloque o leite e a mistura de ovos em uma panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até o creme ganhar consistência e não ter mais sabor residual de amido. Transfira para um refratário e cubra com filme plástico em contato. Armazene na geladeira até resfriar completamente.

Montagem:
Coloque o creme de confeiteiro frio em uma tigela e bata com o fouet, para ficar cremoso. No refratário de servir, faça uma camada de panetone picado, outra de creme de confeiteiro e uma terceira de ganache trufada. Decore com as frutas secas e oleaginosas cortadas e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro. Antes de servir, distribua o granulado por cima do doce e pincele as frutas e oleaginosas com o pó cintilante comestível dourado.

Variação: Substitua o conhaque por qualquer outro destilado de sua preferência.
Dica: Se quiser adicionar mais textura ao seu pavê, dobre a quantidade de frutas secas e oleaginosas e distribua entre as camadas.

Botão Voltar ao topo