NegóciosSanta Catarina

Empresários catarinenses buscam a desestatização do Porto de Itajaí

Emilio Schramm, vice-presidente da Fecomércio/SC, liderou a comitiva que apresentou ideias ao governo federal para a privatização do embarcadouro.

Liderados por Emilio Schramm, vice-presidente da Fecomércio/SC, empresários catarinenses defenderam a desestatização do Porto de Itajaí na última quinta-feira (09), em encontro com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, em Brasília. Junto ao secretário Diogo Piloni e ao coordenador geral de Modelagem de Concessões Portuárias, Daniel Rodrigues Aldigueri, debateram sobre os processos de dragagem, manobras dos navios e demais serviços do porto.

Também presentes, Bento Ferrari, presidente do Sindilojas de Itajaí; Amarildo José da Silva, vice-presidente para o litoral da Fecomércio/SC; o secretário executivo da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Fieesc, Egídio Martorano; Djonas Cidclei Fernandes, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Itajaí e Região (Seveículos), e o empresário Eclésio da Silva.

A principal proposta é que o vencedor da licitação seja responsável pelo processo de dragagem e manutenção do canal. Os catarinenses também sugeriram ao governo federal a criação de um consórcio entre os terminais do Complexo Portuário de Itajaí para atender aos interesses do conjunto de players da outra margem, bem como o montante do rio. A meta é fazer com que as receitas geradas sejam utilizadas de forma proporcional para as obras de dragagem. A viabilidade ainda precisa de avaliação jurídica.

Foi um encontro produtivo, principalmente de esclarecimento. “Avançamos junto à União, sugerindo a licitação somente do Porto Comercial, cuja marina e as áreas do centro de eventos ficariam sob a responsabilidade do município de Itajaí. Neste caso, a proposta é os serviços sob a responsabilidade do município de Itajaí”, afirmou Schramm.

Botão Voltar ao topo