NotíciasRio Grande do Sul

Lançado o Programa Pacto Pelo Futuro de Lomba Grande

O maior programa de recuperação econômica do Estado durante a pandemia ganha ramificações na área rural de Novo Hamburgo. Foi lançado nesta quarta-feira, dia 15, em cerimônia realizada na sede da Diretoria de Fomento ao Desenvolvimento Rural, o Pacto Pelo Futuro de Lomba Grande.

O Programa desenvolverá um diagnóstico efetivo da produção e oportunidades de agronegócios para os produtores rurais de Lomba Grande, bem como fornecerá dados para a elaboração de políticas públicas e privadas estratégicas para o setor e facilitar o acesso a linhas de crédito. O trabalho de campo será individualizado, passando na propriedade do produtor rural, com duração de 12 horas, divididos em três encontros: visita inicial de quatro horas, análise dos dados coletados de quatro horas e visita de entrega do diagnóstico ao produtor também de quatro horas. Serão realizados 110 atendimentos, totalizando 1.320 horas, ao longo de até cinco meses de execução total. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, elogiou os empreendedores rurais e explicou a proposta do Programa durante o lançamento.

“A nossa comunidade é muito resiliente, uma comunidade que precisa ser admirada. Estamos passando por todos os desafios expostos pelas mudanças climáticas e ainda chegou a pandemia. Mas a nossa comunidade é plural, se manteve ativa. Mas não é suficiente só ser resiliente, é preciso crescer, independente do desafio, para vocês produtores terem condições de continuar entregando o que é mais preciso para a nossa sobrevivência: o alimento! Tudo isso através de uma gestão eficiente, estratégica, de conhecimento qualificado”, ressaltou. “Esta é a proposta do nosso Projeto, poder sair da sobrevivência para entrar no crescimento. Este projeto entra dentro do guarda-chuva do maior programa de recuperação econômica de qualquer município do Rio Grande do Sul, o nosso Pacto pelo Futuro, que até agora já atendeu mais de 600 empresas e agora chegou a versão rural. Estamos muito entusiasmados com esta perspectiva!”, complementou.

Já a prefeita Fátima Daudt exaltou o legado que as ações do Programa deixarão para os produtores rurais de Lomba Grande.

“O Pacto Pelo Futuro foi lançado em 2020 e chegamos a este número que é o maior projeto de auxílio ao empreendedor na pandemia do Estado. E, aqui em Lomba Grande, tenho certeza que também teremos um resultado muito bom. O Programa trará conhecimento para todos vocês que vão participar, e, conhecimento é algo que fica, que instiga a querer mais, a poder e ser mais, a poder e fazer mais, a querer empreender mais na própria terra, na própria produção. Como eu disse, é algo que fica. Vai passar estar administração e vocês continuarão e é importante que vocês continuem fortes, que haja um futuro, que haja a possibilidade de ganhos e de mais conhecimento. O Pacto vai deixar um resultado muito importante para o nosso bairro rural”, projetou.

O Programa Pacto pelo Futuro de Lomba Grande será executado em uma parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo, Sebrae RS e Sicredi Pioneira RS, com investimento total de R$ 207.240,00.

“Entendemos que hoje, qualquer iniciativa que realmente seja relevante, de impacto importante dentro das regiões, é importante ter cooperação e alianças estratégicas. Então, o que estamos propondo aqui é exatamente isto. Nós temos aqui a Prefeitura com toda a sua inteligência, com todo seu processo de internalização administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, temos o Sicredi um parceiro estratégico e nós do Sebrae atuando em conjunto para levar conhecimento, levar oportunidade para os nossos produtores e fazer um mapeamento técnico absolutamente relevante e de impacto extremamente importante para esta comunidade”, comentou o gerente do Sebrae Vale do Sinos, Caí e Paranhana, Marco Aurélio Copetti. “O Sicredi está muito feliz de fazer parte deste projeto, que está extremamente conectado com o propósito da Cooperativa, que é desenvolver as comunidades, seja oferecendo linhas de crédito ou então em projeto que proporcionem o desenvolvimento da nossa cidade. A gente agradece a participação de cada produtor que vai dispender um pouquinho do seu tempo porque com isto, com certeza, irá fazer a gente desenvolver a comunidade de Lomba Grande”, pontou Maria Helena Stoffel, a gerente da agência Sicredi de Lomba Grande.

Foco na sustentabilidade

A elaboração do diagnóstico utilizará a metodologia ISA – Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas, aplicada pela FAT sob autorização da Embrapa. Essa metodologia é um sistema integrado para aferição do desempenho econômico, social e ambiental, sendo composta por um conjunto de 23 indicadores que abrangem os balanços econômico e social, o gerenciamento do estabelecimento, a qualidade do solo e da água, o manejo dos sistemas de produção e a diversificação da paisagem e o estado de conservação da vegetação nativa. Valores no intervalo de 0 a 1 são gerados para cada indicador. Considera-se 0,7 o valor de referência para um bom desempenho ambiental, social ou econômico. A média aritmética simples dos 23 indicadores de sustentabilidade resulta em um índice final do estabelecimento avaliado.

Números do agronegócio em Novo Hamburgo

O município possuiu 1131 inscrições estaduais de produtores rurais ativas, sendo:

  • 742 Agricultura
  • 299 Pecuária
  • 50 Silvicultura
  • 40 Psicultura

Sobre o Pacto pelo Futuro

O Pacto pelo Futuro é o maior programa municipal de auxílio aos empreendedores lançado do Estado para enfrentar os efeitos da pandemia na economia. Em Novo Hamburgo, nas duas fases já lançadas anteriormente, mais de 600 empreendedores já foram beneficiados com alguma ação dentro do Programa, lançado em 2020 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae RS. O Programa visa auxiliar de forma gratuita empresas de todos os setores a qualificarem a gestão e alavancarem ainda mais os negócios por meio de um conjunto de soluções, diagnósticos, cursos e seminário.

Botão Voltar ao topo