Gastronomia

Taças de Natal com frutas, cocada e merengue

Ingredientes:

Publicidade

1 coco seco
395g de leite condensado Frimesa
200g de creme de leite Frimesa
2 maçãs
2 bananas
2 laranjas
suco de meio limão
1 colher (chá) de canela em pó
3 claras de ovo
1 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Publicidade

Tirar a água do coco e reservar. Colocar o coco no forno quente (180ºC) até rachar a casca. Tirar do forno, segurando com um pano e bater com as costas de uma faca grande ou com um martelo de cozinha até partir a casca. Tirar o coco, se preferir, preservando a película.

Ralar o coco no ralador médio e levar ao fogo, com a água de coco reservada. Cozinhar em fogo baixo até secar o líquido. Juntar o leite condensado e cozinhar, mexendo sempre. Depois de 2 minutos de fervura, desligar o fogo e misturar o creme de leite. Cobrir com filme plástico rente à superfície para esfriar sem formar película.

Para o merengue: misturar a clara e o açúcar em uma panela pequena e aquecer em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver o açúcar. Levar à batedeira e bater em velocidade média até esfriar. Neste ponto teremos um merengue liso e firme.

Enquanto o merengue bate, preparar a salada de frutas: cortar as frutas em cubos de um centímetro e misturar o suco de limão e a canela.

Montar as sobremesas em taças individuais ou em uma grande taça, começando pela cocada, coberta com as frutas e finalizada com o merengue.

DICA: Taças de frutas com cocada e merengue

PASSO 1: Cocada: cozinhe o coco com o leite condensado em fogo baixo, mexendo sempre. Depois de 2 minutos de fervura, desligar o fogo e misturar o creme de leite.

PASSO 2: Monte as sobremesas em taças individuais ou em uma grande taça, começando pela cocada, e em seguida cubra com as frutas.

PASSO 3: Para o merengue: misture a clara e o açúcar em uma panela pequena e aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver o açúcar. Levar à batedeira e bater em velocidade média até esfriar. Neste ponto teremos um merengue liso e firme.

PASSO 4: finalize as taças com o merengue. se preferir, queimar o merengue com maçarico

Botão Voltar ao topo