Cidades do RSRio Grande do SulTecnologia & Inovação

Escolas municipais de Santa Maria ganham computadores da UFN

Computadores foram arrecadados pela UFN para formação continuada. Em função da pandemia, iniciativa serve principalmente aos estudantes que não contam com equipamentos

Representantes do Município e da Universidade Franciscana (UFN) participaram da terceira edição da Campanha de Arrecadação de Computadores, que ocorreu nesta terça-feira (21), no Conjunto I da instituição de ensino. A proposta tem o objetivo de promover a distribuição de equipamentos eletrônicos para estudantes de escolas públicas que são recuperados por professores e acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação.

Sob a organização do docente Alessandro Mainardi, foram adquiridos 18 dispositivos (notebooks, tablets e computadores) que foram destinados para alunos de escolas municipais de Santa Maria. Foram beneficiados estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euclides da Cunha, da EMEF Maria de Lourdes Bandeira Medina e da EMEF Martinho Lutero.

Fotos: Gianmarco de Vargas /UFN

“Os nossos professores ajudaram na escolha das crianças. Foram considerados aqueles que não possuem recursos para acessar as aulas, assim como os que tivessem mais irmãos, como uma alternativa de auxiliar um maior número de pessoas simultaneamente”, pontuou a vice-diretora da EMEF Euclides da Cunha, Janete Wouters, presente na entrega.

A ação é uma iniciativa da disciplina ‘Projeto Integrador’, a qual envolve ambas as graduações, e tem a finalidade de aproximar a comunidade externa da instituição. A campanha foi originada com base na inclusão tecnológica de crianças que não possuíssem equipamentos para acesso à Internet. A coordenadora do Núcleo de Tecnologia em Educação do Município (NTEM), Maritê Neocatto, explica que, embora já estejam ocorrendo aulas no sistema híbrido, as doações seguirão como recursos no sistema de aprendizagem a longo prazo.

Desde as edições passadas, a ideia para a Campanha baseou-se na doação de equipamentos, para estudantes que não tivessem como acompanhar as aulas remotas. A primeira entrega ocorreu em dezembro de 2020, período em que foram arrecadadas 13 máquinas. Já na segunda realização, 20 computadores foram doados, contando com a participação da OAB de Santa Maria e do NTEM. Ao longo deste período, mais de 60 acadêmicos dos dois cursos da UFN participaram das atividades extensionistas.

Botão Voltar ao topo