PublieditorialSaúde

Curso de terapia cognitivo comportamental: quem pode fazer e o que estuda

Com a pandemia do novo coronavírus, a quarentena e a reclusão social, um assunto que já era importante e se tornou ainda mais relevante dentro desse contexto foi a terapia. Ir até um especialista é mais do que apenas contar seus problemas para um profissional para aliviar seus sentimentos.

Existem diversas linhas dentro da psicologia e uma delas é a terapia cognitivo comportamental ou TCC, como também é conhecida. Hoje em dia os profissionais de medicina têm buscado se especializar cada vez mais e a procura por bons cursos de terapia cognitivo comportamental pode ser o diferencial na hora de se especializar nessa área. Veja a seguir um pouco mais sobre essa área e como ela funciona.

O método

A terapia cognitivo comportamental (TCC) é considerada um padrão no tratamento de muitos problemas de saúde mental. O método busca entender como os seres humanos interpretam os acontecimentos e como isso afeta eles. A ideia desse método é analisar as atitudes do paciente para transformar as suas reações que já se tornaram automáticas em decisões racionais e conscientes.

O que é e para que serve a terapia cognitivo comportamental

A TCC se trata de um tratamento psicoterapêutico que se propõe a ajudar o paciente através da identificação dos padrões de pensamentos, crenças e hábitos disfuncionais que, por sua vez, possuem uma influência negativa nos seus comportamentos e nas suas emoções.

Após o reconhecimento desses padrões, o terapeuta consegue auxiliar o paciente a encontrar novas possibilidades de pensamentos para lidar de uma forma mais assertiva e racional com essas situações. Esse tipo de terapia acredita que é possível modificar a crença distorcida das coisas, através de treino e pensamentos funcionais, o paciente aprende a reagir aos estímulos do meio em que ele está.

A TCC está apta a atuar no tratamento da depressão

A resposta é sim, essa linha também está apta a atuar com pessoas que possuem o transtorno bipolar, a síndrome do pânico, ansiedade, disfunções sexuais anorexia nervosa, bulimia, esquizofrenia, TOC (transtorno obsessivo compulsivo), TEPT (transtorno do estresse pós-traumático), fobias e problemas do impulso, como, por exemplo, o jogo patológico.

Técnicas utilizadas

A terapia cognitivo comportamental incorpora diferentes estratégias com o objetivo de alterar o pensamento, o humor e o comportamento do paciente. Como cada caso é um caso, as técnicas podem ser variadas, de acordo com a necessidade pessoal de cada paciente, o que gera resultados melhores.

As técnicas mais usadas são: registros de pensamentos automáticos, diários de emoções, diários de emoções, questionamentos na sessão, treino de comunicação para melhorar o repertório de habilidades conversacionais, simulações de situações, análise do pensamento real e imaginário, troca de papéis, exposição e prevenção de resposta e relaxamento.

Quem pode fazer a TCC?

Todas as pessoas que precisam ou desejam fazer terapia podem fazer o método da terapia cognitivo comportamental, mas ele pode ser direcionado para problemas específicos, como, por exemplo, casos de ansiedade, problemas comportamentais, transtornos psiquiátricos e distorções cognitivas.

Botão Voltar ao topo